INTERNET(ÊS): (RE)CONFIGURAÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Palavras-chave:
Internet, Orkut, Escrita, Língua, Imaginário.Resumo
O objetivo deste artigo é abordar o imaginário do sujeito escrevente sobre o que é a modalidade de escrita da língua, a partir da análise da descrição de comunidades no site de relacionamentos orkut. Ao escrever para um leitor quase sempre desconhecido, o sujeito se (re)vela numa narrativa em que o imaginário atravessa a (re)construção de um ‘eu’, numa alteridade ilimitada, num jogo de ilusões, apontando para a (re)configuração de subjetividades. O pressuposto que norteia esta discussão é de que o sujeito pertencente a comunidades que odeiam o internetês ou que amam escrever certo – como "Eu escrevo certo em português", "Salve a Língua Portuguesa!", "Eu me recuso a escrever errado", "Nossa Língua Portuguesa", "Internetês-Letras", "Adoro escrever CERTO", dentre outras – tem como referência institucionalizada o uso da norma culta padrão da língua portuguesa, em especial, quando se trata de textos escritos, embora sua forma de escrever nem sempre, ou quase nunca, corresponda ao próprio imaginário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.