ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE RELACÕES HOMOLÓGICAS ENTRE “A TERCEIRA MARGEM DO RIO” E “DE ONDE VIEMOS? O QUE SOMOS? PARA ONDE VAMOS?”

Autores

  • Adriana da Costa Teles
  • Manacés Marcelo de Brito

Palavras-chave:

Literatura, Arte, Pintura, Relações Homológicas.

Resumo

 

O presente trabalho visa a discutir o conto de Guimarães Rosa "A terceira margem do rio", publicado em 1962 em Primeiras estórias, buscando relações de homologia com a pintura "De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?" (1897-1898) do pintor francês Paul Gauguin. O trabalho parte da observação de que ambos os artistas, cada um em seu sistema artístico, discutem, por meio desses trabalhos, aspectos relacionados a elementos de essência do homem. O recurso de que se valem para representar isso, para além da analogia temática primeira, pode ser posto em paralelo. O objetivo deste artigo é buscar esse ponto de encontro entre as duas artes nos dois trabalhos citados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2008

Como Citar

DA COSTA TELES, A.; MARCELO DE BRITO, M. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE RELACÕES HOMOLÓGICAS ENTRE “A TERCEIRA MARGEM DO RIO” E “DE ONDE VIEMOS? O QUE SOMOS? PARA ONDE VAMOS?”. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3007. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

CULTURA