EDUCAÇÃO, ARTE & CRIAÇÃO CONSTITUINDO ELEMENTOS

Autores

  • Antonio Mateus de Carvalho Soares

Palavras-chave:

Juventude, Arte-educação, Pensamento, Cultura da paz

Resumo

 

O presente artigo fruto da pesquisa realizada no Projeto Convivência, Arte & Criação, desenvolvido com jovens no bairro de Mata Escura, em Salvador-BA., tem como um de seus objetivos afirmar as possibilidades da arte-educação como prática metodológica capaz de acionar o pensamento crítico de jovens e adolescentes, os levando a refletir sobre sua relação com o mundo e no mundo. Como apoio teórico para o desenvolvimento desta reflexão utilizamos as bases teóricas de Hannah Arendt, no que se refere à importância do estímulo à ação, o discurso e o diálogo como constituidores da política e das bases para a mudança social. Partindo da ação política como possibilidade concreta e da educação como instrumento de alcance político, o artigo analisa como os bloqueios subjetivos podem ser desconstruidos pela arte educação, e como a escola pode alterar seu papel social e entrar na luta pelo desenvolvimento da consciência cidadã, a partir da valorização da vida e da construção coletiva da cultura da paz, na perspectiva do reconhecimento dos direitos humanos, na busca da alteridade, na elevação da auto-estima e no combate do mal banal que se manifesta em nosso cotidiano através da violência e do crime.

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Publicado

30-08-2008

Como Citar

DE CARVALHO SOARES, A. M. EDUCAÇÃO, ARTE & CRIAÇÃO CONSTITUINDO ELEMENTOS. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3032. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO