CURVA – DAS RETAS LINHAS DE LUZ

Autores

  • Paloma Amorim da Silva

Palavras-chave:

Imagem, Poética fotográfica, Luz

Resumo

E a vida da imagem não será o real captado com caráter documental ou de

veracidade. Não será o preto no branco, o branco no preto, com o esclarecimento do

fotografado, mas será a composição dos argumentos estabelecidos pela silhueta do objeto

flagrado, com as curvas que a lata permite que luz percorra e também com as curvas com

que a lata recebe a luz. As linhas de luz fazem qual trajeto quando se desprendem de suas

superfícies lineares? E quando as linhas são esperadas em superfícies que se encontram

(em)curvadas? A partir de indagações como essas, foi criada esta série de fotos (a)tiradas

para afrontamento do real. Porque o real, em sua ansiedade de ser captado, não será

transposto para dentro da máquina e então devolvido aos olhos do observador. Mas será

deglutido e se devolverá em outra realidade. A realidade da luz recriada no papel, que passa

por um furo de agulha. Com a criação de espaços que trazem a visualidade de sentimentos

que transmitem comportamentos de luz. Para isso foi utilizada a técnica de fotografar

artesanalmente com a câmera de lata, que é uma câmara escura (que existe desde as

máquinas de fotografia mais antigas as mais sofisticadas). Conhecida como Pinhole, essa

máquina é feita com uma lata, pintada de preto fosco em seu interior, e com um pequeno

furo da espessura de uma agulha, por onde os raios de luz passam.

Palavras-chave: Fotografia; Pinhole.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2008

Como Citar

AMORIM DA SILVA, P. CURVA – DAS RETAS LINHAS DE LUZ. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3064. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

IMAGENS E SONS