A AINDA ATUAL IDÉIA DA CORDIALIDADE BRASILEIRA: RETOMANDO-SE O DEBATE
Palavras-chave:
Cordialidade brasileira, Gestão pública, Debate.Resumo
A formação do povo brasileiro, a idéia das “raças”, de “nação”, e da
“inteligência brasileira” pode ser melhor compreendida a partir da leitura de obras que são
verdadeiros documentos sociológicos sobre o Brasil. Raízes do Brasil (1936) de SérgioBuarque de Holanda está entre elas. A obra já foi muito lida, contudo, devido a pertinência
da reflexão realizada pelo historiador, a mesma encontra-se ainda na ordem do dia e há
alguns textos que dialogam sobre o posicionamento do autor que merecem ser retomados
pela condição de debate que propõem sobre o tema da chamada cordialidade do povo
brasileiro e nos levam a escritura de outros textos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.