ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E MEIOS AUDIOVISUAIS

Eloiza Gurgel Pires

Resumo


 

 

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a experiência audiovisual nos espaços educativos, tendo como objetivo compreender os processos de apropriação e construção das imagens e sons produzidos no mundo contemporâneo com suas sensibilidades e escritas. Em uma investigação inter/transdisciplinar, diferentes interfaces e conexões estabeleceram-se nos campos da Educação, da Comunicação, da Tecnologia, da Arte. Aqui, a questão central gira em torno da atuação participativa do jovem enquanto produtor e espectador de sua própria mensagem. E para discutir essa questão partiu-se da indagação: como os jovens se apropriam da linguagem audiovisual em um contexto educativo? Ao chamar atenção para a complexidade do momento em que vivemos, com a fragmentação das paisagens culturais, das nossas identidades e a descentralização dos saberes, localiza-se a Educação como importante mediação sociocultural nos processos de apropriação das linguagens e usos de diferentes suportes, especialmente o vídeo, para a criação, expressão e comunicação.


Palavras-chave


Educação; Comunicação; Imagem técnica; Meios audiovisuais.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2009 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.