A ORALIDADE E AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NO PROCESSO ESCOLARIZADO DE ALFABETIZAÇÃO INICIAL

Autores

  • Ivete Janice de Oliveira Brotto

Palavras-chave:

Oralidade, Linguagem, Alfabetização escolarizada.

Resumo

A oralidade é um dos eixos que norteia o trabalho docente no ensino da língua
portuguesa em qualquer nível de ensino. O modo como ela é considerada no processo de
alfabetização inicial revela, conscientemente ou não, a concepção de linguagem que permeia o
ensino da língua nessa etapa da escolarização da criança. Assim, o propósito deste artigo é
analisar enunciações de professores alfabetizadores no que se refere a seu entendimento sobre a
oralidade, ao ensinar a língua escrita cotidianamente nas suas salas de aula. A teoria que embasou
as análises foi a bakhtiniana, em especial as categorias dialogia e alteridade, esta compreendida
como o Outro. Com um entendimento de que linguagem é interação social, que, analogamente,
pode ser entendida como a enunciação de Bakhtin, desenvolvemos a análise. As enunciações
revelaram, por inferência ou não, diferentes concepções sobre a oralidade e, consequentemente,
diferentes concepções de linguagem, particularmente, a linguagem na sua versão escrita.
Entretanto, os professores alfabetizadores, ao deixarem à mostra sua concepção de linguagem,
revelaram também seus interlocutores, ou seja, aqueles com quem, de certo modo, compartilham
as concepções sobre o que ensina, do modo como ensina: seus Outros.

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Publicado

29-12-2009

Como Citar

DE OLIVEIRA BROTTO, I. J. A ORALIDADE E AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NO PROCESSO ESCOLARIZADO DE ALFABETIZAÇÃO INICIAL. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3446. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO