HEGEMONIA E DISCURSO: O SUJEITO QUE RESISTE
Palavras-chave:
Discurso midiático, Hegemonia, Práticas articulatórias.Resumo
Este trabalho se propõe a analisar como o sujeito se constitui no discurso por meio depráticas articulatórias. Esse conceito foi desenvolvido por Ernesto Laclau que segue a linha de
Análise de Discurso de linha crítica. Ele coloca a análise em outros termos, diferente da orientação
de análise de discurso de linha francesa que considera que o sujeito é interpelado pela ideologia. Na
linha crítica o sujeito é consciente, ele inter-age no discurso. A análise será feita a partir de
enunciados extraídos da revista Caros Amigos, edição especial sobre o Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem Terra, de outubro de 2000.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.