REFLEXÕES SOBRE MELANCOLIA E ALEGORIA EM WALTER BENJAMIN

Autores

  • Débora Racy Soares

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Melancolia, Alegoria, A Origem do Drama Barroco Alemão.

Resumo

A alegoria e a melancolia são dois conceitos fundamentais nas reflexões do filósofo alemão Walter Benjamin. A busca da origem e do lugar do drama barroco na tradição alemã aparecem, sobretudo, no livro A Origem do Drama Barroco Alemão, escrito em 1928 e pensado como tese de livre-docência. É interessante ressaltar que, ao mesmo tempo em que Benjamin problematiza a insuficiência de vários conceitos e reflete sobre a melancolia, também sugere – no final da segunda parte do livro – que a História poderia ser concebida como drama trágico. Palavra-chave em sua filosofia, principalmente para a compreensão de seus escritos finais - suas teses sobre o conceito de História - a melancolia é o paradigma do príncipe no drama barroco. Partindo da melancolia alada düreniana, Benjamin leva suas reflexões ao extremo, ao sugerir uma concepção de História aberta, contrariando a historiografia dominante, de base positivista. A alegoria, contraparte da melancolia, aparece na terceira parte do livro denunciando a falsa aparência de totalidade da imago mundi. Assim, a imagem alegórica, que é sempre fragmentária e melancólica porque transitória, não nos deixa esquecer da facies hippocratica da História.

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Publicado

30-08-2010

Como Citar

RACY SOARES, D. REFLEXÕES SOBRE MELANCOLIA E ALEGORIA EM WALTER BENJAMIN. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 2, p. e4173, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4173. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

CULTURA