REPRESENTAÇÕES SOBRE ENVELHECIMENTO E CONSUMO NA TELA DO CINEMA
Palavras-chave:
Formação de professores, mídia na educação, processo de envelhecimento, narrativa fílmica, representaçãoResumo
O presente artigo trata das representações do idoso nas narrativas fílmicas, especialmente, a concepção de idoso, o processo de envelhecimento e o consumo. Para tanto, selecionamos dois filmes: Alguém tem que ceder e Antes de partir, com o objetivo de desconstruir suas narrativas e repensar as possibilidades de ser idoso/a.. A visão mercadológica sugerida pela mídia alimenta o consumismo com narrativas únicas e redimensiona o processo de inclusão e/ou exclusão do/a idoso/a definido por um padrão de enquadramento. A desconstrução da narrativa fílmica amplia as possibilidades de educar o nosso olhar para resistir à narrativa hegemônica que se projeta como fonte de verdade na tela do cinema, na perspectiva dos Estudos Culturais. As discussões sobre o envelhecimento contribuem para a elaboração de uma pedagogia crítica na educação do idoso que retorna aos bancos escolares e oferecem subsídios teóricos e metodológicos para a formação de professores que atuam no processo de ensino e aprendizagem da terceira idade.Downloads
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