ANÁLISE DO PAPEL SEMÂNTICO DO SUJEITO ATUANDO EM DIFERENTES TEXTOS

Autores

  • Simone Conti de Oliveira
  • Gabriela severo do Amaral

Palavras-chave:

Ensino, língua materna, texto, sujeito, sentido

Resumo

Os PCNEM (1999, p.141) orientam que “a língua deve estar situada no emaranhado das relações humanas, nas quais o aluno está mergulhado. Não há língua divorciada do contexto social vivido.”. Nesse sentido, o presente trabalho visa a analisar o papel do sujeito atuando em textos que circulam em nosso cotidiano, sob uma perspectiva da língua em uso. Sustentamos nossa proposta com base nas seguintes questões: Para que ensinar português a alunos que já falam essa língua? Como desenvolver essa prática de modo que seja um ensino produtivo? Também, como avaliar o processo dessa aprendizagem? Com tal intuito, nosso artigo baseia-se em estudos realizados por Marcuschi (2007), Perini (2002), Antunes (2003), Travaglia (2003) e Koch (2006). Desenvolvemos, nessa perspectiva, um estudo da função desempenhada pelo sujeito a partir de textos trabalhados em aula, através de diferentes gêneros textuais, empregando uma abordagem sociointeracionista.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-05-2011

Como Citar

DE OLIVEIRA, S. C.; DO AMARAL, G. severo. ANÁLISE DO PAPEL SEMÂNTICO DO SUJEITO ATUANDO EM DIFERENTES TEXTOS. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 1, p. e5050, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5050. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM