USO DE LÍNGUA MATERNA NA INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA

Autores

  • Sheilar Nardon da Silva
  • Angela Cristina Di Palma Back
Agências de fomento
Unesc

Palavras-chave:

Linguagem e Comunicação

Resumo

 

O uso da Língua Materna nas aulas de Língua Estrangeira, particularmente em estágio inicial de aprendizagem, vem se constituindo como necessário e válido em determinadas situações de interação. A posição defendida neste trabalho é a de que essa prática é adequada, uma vez que, a utilização da LM em sala de LE está relacionada à procura de um clima afetivo para os aprendizes. O objeto aqui apresentado é procedente de pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, que tem como finalidade

considerar a interação professor-aluno em situação inicial de aprendizagem. Assim, diante dos vários paradigmas ligados aos métodos de ensino de língua estrangeira, este estudo buscará algumas respostas e tentará averiguar que práticas são as mais utilizadas e quais as mais eficazes, segundo os profissionais da área e estudiosos. Para implementar estas ações visando à investigação, baseamo-nos nas coletas de dados feitas com os professores e alunos de escolas de idiomas nas cidades de Criciúma e Içara no estado de Santa Catarina, observando em que medida se dá o uso da LM em estágio inicial, nas aulas de LE; far-se-á presente também nesta análise, uma comparação entre a fala, ou seja, o método que ele diz que usa, e o método que o docente realmente utiliza nas aulas de LE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-12-2011

Como Citar

DA SILVA, S. N.; DI PALMA BACK, A. C. USO DE LÍNGUA MATERNA NA INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 3, p. e5764, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5764. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM