USO DE LÍNGUA MATERNA NA INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA
Palavras-chave:
Linguagem e ComunicaçãoResumo
O uso da Língua Materna nas aulas de Língua Estrangeira, particularmente em estágio inicial de aprendizagem, vem se constituindo como necessário e válido em determinadas situações de interação. A posição defendida neste trabalho é a de que essa prática é adequada, uma vez que, a utilização da LM em sala de LE está relacionada à procura de um clima afetivo para os aprendizes. O objeto aqui apresentado é procedente de pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, que tem como finalidade
considerar a interação professor-aluno em situação inicial de aprendizagem. Assim, diante dos vários paradigmas ligados aos métodos de ensino de língua estrangeira, este estudo buscará algumas respostas e tentará averiguar que práticas são as mais utilizadas e quais as mais eficazes, segundo os profissionais da área e estudiosos. Para implementar estas ações visando à investigação, baseamo-nos nas coletas de dados feitas com os professores e alunos de escolas de idiomas nas cidades de Criciúma e Içara no estado de Santa Catarina, observando em que medida se dá o uso da LM em estágio inicial, nas aulas de LE; far-se-á presente também nesta análise, uma comparação entre a fala, ou seja, o método que ele diz que usa, e o método que o docente realmente utiliza nas aulas de LE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.