DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS: O DESEJO COMO PRINCÍPIO DO AVESSO
Palavras-chave:
Avesso, Desejo, Sexo, Carnavalização.Resumo
Muito já fora dito a respeito do romance Dona Flor e seus dois maridos, publicado em 1966, pelo escritor baiano Jorge Amado. Todavia, nas entrelinhas do discurso percebemos que os impulsos sexuais e o desejo de dona Flor não nos vieram de graça. Sob este prisma, o presente ensaio tem como principal objetivo investigar esta narrativa sob o viés da psicanálise e da Teoria da carnavalização na literatura, postulados por estudiosos da área, como Sigmund Freud, Jacques Lacan, Roberto Da Matta, dentre outros. O universo presente nesta obra resguarda os ranços da ditadura no Brasil e, para tanto, revela um mundo que foge aos padrões habituais de moralidade, impostos pelo sistema. Nesse sentido, analisar-se-á como o desejo sexual de dona Flor é capaz de desencadear uma atmosfera avessa e carnavalizada, numa existência com os seus dois maridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.