DO LETRAMENTO AOS MULTILETRAMENTOS: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) COM VISTAS À QUESTÃO IDENTITÁRIA
Palavras-chave:
(MULTI)LETRAMENTOS. FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS). IDENTIDADE.Resumo
RESUMO: TEMOS COMO OBJETIVO DELINEAR UM BREVE PERCURSO HISTÓRICO E TEÓRICO SOBRE A TEORIA DO LETRAMENTO E DOS MULTILETRAMENTOS, ENFOCANDO A QUESTÃO IDENTITÁRIA E DE DIVERSIDADE. REFLETIREMOS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NESSE CONTEXTO, COMO ESTE PODE CONTRIBUIR PARA UM ENSINO CRÍTICO E EMANCIPADOR. PARA ISSO, PAUTAMOS O TRABALHO EM AUTORES(AS) COMO MOITA LOPES (2002; 2003; 2010) E FERREIRA (2006; 2012) A FIM DE DISCUTIR A FORMAÇÃO DOCENTE RELACIONADA À DIVERSIDADE E À IDENTIDADE, JÁ SOBRE OS LETRAMENTOS E A TEORIA DOS NOVOS LETRAMENTOS UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO SOARES (2000), ASSOLINI E TFOUNI (1999), COPE E KALANTZIS (2006), STREET (2003) E ROJO (2012). A PARTIR DO TEXTO, COMPREENDEMOS QUE O(A) PROFESSOR(A) É FUNDAMENTAL EM UM ENSINO QUE PRETENDA FORMAR ALUNOS(AS) CRÍTICOS(AS) E CONSCIENTES, OS(AS) QUAIS QUESTIONEM AS “VERDADES” SOCIAL E HISTORICAMENTE IMPOSTAS SOBRE ALGUNS GRUPOS MARGINALIZADOS E EXCLUÍDOS SOCIALMENTE.
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