INOCULAÇÃO COM BACTÉRIAS DO GÊNERO AZOSPIRILLUM BRASILIENSE E ENRAIZADOR NA CULTURA DO MILHO (ZEA MAYS) NA SEGUNDA SAFRA

Autores

  • Esmael Lopes Dos Santos
  • Felipe Augusto Perin
  • Manoela Andrade Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v4i4.13962

Resumo

O objetivo do trabalho foi verificar a influência da bactéria fixadora de Nitrogênio com diferentes doses de enraizador em milho. O experimento foi conduzido a campo, em solo de classificação Latossólico e Roxo Eutrófico, no Município de Medianeira, na safrinha 2012 utilizando a cultivar Pionner 3340 Y sobre semeadura direta. Os tratamentos foram conduzidos em delineamento de blocos casualizados com 8 tratamentos e 3 repetições, com seguintes tratamentos: T1: sem inoculação da bactéria e sem enraizador; T2: com inoculação da bactéria e sem enraizador;  T3: com inoculação da bactéria + metade da dose recomendada do enraizador; T4: com inoculação da bactéria + dose recomendada do enraizador; T5: com inoculação da bactéria + dobro da dose recomendada do enraizador; T6: sem inoculação da bactéria + metade da recomendada do enraizador; T7: sem inoculação da bactéria + dose recomendada do enraizador e T8: sem inoculação da bactéria + dobro da dose recomendada do enraizador. As variáveis avaliadas foram: massa de 1000 sementes (g), altura de planta (m), altura de espiga (m), índice de espigas, plantas quebradas, massa seca da parte aérea e raiz (kg ha-1), rendimento de grãos (kg ha-1), teste de tetrazólio viáveis e não viáveis (%), teste de germinação (%), comprimento aérea e radicular (cm). As variáveis estudadas foram sensíveis quando houve comparação entre os tratamentos submetidos, no entanto, os resultados não indicaram maiores incrementos de produtividade quando há inoculação com bactérias do gênero Azospirillum associada a aplicação de enraizador. 

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

LOPES DOS SANTOS, E.; AUGUSTO PERIN, F.; ANDRADE MONTEIRO, M. INOCULAÇÃO COM BACTÉRIAS DO GÊNERO AZOSPIRILLUM BRASILIENSE E ENRAIZADOR NA CULTURA DO MILHO (ZEA MAYS) NA SEGUNDA SAFRA. Acta Iguazu, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 60–72, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v4i4.13962. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/13962. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS