POTENCIAL ALELOPÁTICO DE CITRONELA (CYMBOPOGON) SOB A GERMINAÇÃO, EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE CÁRTAMO (CARTHAMUS TINCTORIUS L.)

Autores

  • Lucas da Silveira
  • Deonir Secco
  • Reginaldo Ferreira Santos
  • Fernando Muller
  • Cristiano Fernando Lewandoski
  • Paulo de Lima Bueno

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v5i3.15553

Resumo


O cartamo (Carthamus tinctorius L.) é uma cultura oleaginosa não convencional que merece destaque. No Brasil, em função do Programa Nacional de Biodiesel, especialistas tem voltado seus olhos para outras oleaginosas, além da soja. O cártamo precisa de estudos agronômicos no país, parece ser uma cultura promissora, no entanto, há ainda muita escassez de estudos voltados para essa planta. A cultura possui características especiais como, alto teor de óleo, tolerância a seca e possibilidade do uso de seu óleo como alimento, na indústria têxtil, terapêutica e como biocombustível. Diante das características da cultura e versatilidade de aplicações, esse trabalho tem por objetivo verificar o potencial alelopático de folhas de citronela (Cymbopogon nardus L. Rendle) sob a germinação, emergência e desenvolvimento inicial de plantas de cártamo. O experimento foi conduzindo no campus da Unioeste de Cascavel - PR. Foram utilizados 5 tratamentos (100%, 75%, 50%, 25% e 0% de extrato de citronela) e 4 repetições em delineamento inteiramente casualizado. Foram analisado o índice de velocidade de germinação, percentagem de germinação, alturas de plantas, comprimento de raízes e massa fresca e seca de raízes e parte área. O extrato aquoso de citronela não possuiu potencial alelopatico sobre a cultura na germinação e no desenvolvimento inicial do cártamo. Ressaltamos sim que houve um decréscimo, porem esse não significativo no desenvolvimento da cultura.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA SILVEIRA, L.; SECCO, D.; FERREIRA SANTOS, R.; MULLER, F.; LEWANDOSKI, C. F.; DE LIMA BUENO, P. POTENCIAL ALELOPÁTICO DE CITRONELA (CYMBOPOGON) SOB A GERMINAÇÃO, EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE CÁRTAMO (CARTHAMUS TINCTORIUS L.). Acta Iguazu, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 25–38, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v5i3.15553. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/15553. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS