Características agronômicas e valor nutricional da aveia e do milho consorciado com braquiária em sistema de integração lavoura e pecuária

Autores

  • Loreno Egídio Taffarel
  • Paulo Sérgio Rabello de Oliveira
  • Jeferson Tiago Piano
  • Patricia Barcellos Costa
  • Deise Dalazen Castagnara
  • Eduardo Eustáquio Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i3.16589

Palavras-chave:

adubação nitrogenada, agrossistemas, plantio direto, qualidade forragem.

Resumo


Objetivou-se avaliar a produção de matéria seca para pastejo da aveia, o valor nutricional da aveia e do milho e a quantidade de biomassa da aveia e braquiária para semeadura direta. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com quatro repetições. Os tratamentos da aveia foram sem pastejo e um pastejo (ambos com duas aplicações de 60 kg ha-1 de N) e dois pastejos (três aplicações de 40 kg ha-1 de N).O pastejo foi realizado até a altura de 15 cm do solo.Após 131 dias da semeadura (DAS) da aveia foi semeado o milho, sendo a braquiária (Urochloa ruziziensis) semeada nas entrelinhas do milho. Até o primeiro pastejo não houve diferenças no valor nutricional e características da aveia. Aos 98 DAS (antes do 2º pastejo), os tratamentos da aveia com adubação de cobertura (80 ou 120 kg ha-1 de N) tiveram maior altura, diâmetro do colmo, produção de matéria seca por hectare (PMS) e teor de proteína. A maior PMS ocorreu na aveia sem pastejo (3667 kg ha-1) e o maior teor de proteína na aveia pastejada e com 120 kg ha-1 de N em cobertura. A adubação nitrogenada na aveia sob pastejo produz forragem de milho planta inteira em sucessão com maior teor de proteína. A soma da biomassa da aveia e braquiária permite utilizar o milho para silagem planta inteira e realizar a semeadura direta com cobertura vegetal de modo sustentável, exceto quando a aveia foi pastejada duas vezes e sem adubação nitrogenada em cobertura. 

Palavras-chave: adubação nitrogenada, agrossistemas, plantio direto, qualidade forragem. 

Downloads

Publicado

18-10-2018

Como Citar

TAFFAREL, L. E.; DE OLIVEIRA, P. S. R.; PIANO, J. T.; COSTA, P. B.; CASTAGNARA, D. D.; MESQUITA, E. E. Características agronômicas e valor nutricional da aveia e do milho consorciado com braquiária em sistema de integração lavoura e pecuária. Acta Iguazu, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1–16, 2018. DOI: 10.48075/actaiguaz.v7i3.16589. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/16589. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS