Atributos físicos do solo e produtividade da soja em diferentes sistemas de preparo após consórcio sorgo-brachiaria

Autores

  • Monica Cristina Rezende Zuffo Borges Univasf
  • Kenio Batista Nogueira UFMS
  • Cassiano Garcia Roque UFMS
  • Gustavo Ribeiro Barzoto UFMS

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i1.16876
Agências de fomento
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

densidade do solo, porosidade, resistência a penetração

Resumo

O preparo do solo é uma prática que atua diretamente sobre a estrutura, modificando as variáveis a ela ligadas e sendo determinante na resistência a compactação do solo, influenciando a porosidade e densidade do solo e interferindo diretamente no desenvolvimento e produtividade das culturas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar atributos físicos do solo e a produtividade da soja implantada em sistema de semeadura direta, sistema de cultivo mínimo e sistema de semeadura convencional, após o consórcio de Sorgo-Brachiária e Sorgo solteiro. O experimento foi conduzido no ano de 2012 na área experimental do Campus de Chapadão do Sul da UFMS no município de Chapadão do Sul/ MS. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas pelos três sistemas de preparos (Sistema de Semeadura Convencional-SC, Sistema de Semeadura Direto-SSD e Sistema de Cultivo Mínimo-CM), e as subparcelas sistema de cultivo: (plantio consorciado de Sorgo+ Brachiária; plantio solteiro de Sorgo). Os sistemas de preparo e de cultivo não interferiram na produtividade de grãos de soja cultivada em sucessão. O consorcio sorgo + braquiária promovem uma melhora nas características físicas do solo na camada de 0,30-0,40 m.

Biografia do Autor

Monica Cristina Rezende Zuffo Borges, Univasf

Quimica, mestrado em produçao vegetal, responsavel tecnica pelo laboratorio de fertilidade do solo ufms (10 anos), responsável tecnica pelo laboratório de quimica analitica (atual)

Downloads

Publicado

30-03-2020

Como Citar

BORGES, M. C. R. Z.; NOGUEIRA, K. B.; ROQUE, C. G.; BARZOTO, G. R. Atributos físicos do solo e produtividade da soja em diferentes sistemas de preparo após consórcio sorgo-brachiaria. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–10, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i1.16876. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/16876. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS