Comportamento de forrageamento e teste de voo de Encarsia hispida no algodoeiro

Autores

  • Robério de Oliveira PNPD DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DO CCA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.
  • Matheus de Andrade Borba
  • Gemerson Machado de Oliveira
  • Ewerton Gonçalves de Abrantes
  • Gilmar da Silva Nunes Doutorando da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - JABOTICABAL, SP.
  • Jacinto de Luna Batista Professor Associado IV de Entomologia Campus-II.

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i5.17250

Palavras-chave:

Controle biológico, critério de qualidade, parasitoide.

Resumo


A espécie Encarsia hispida apresenta potencial para controle da mosca-branca Bemisia tabaci biótipo B. Entretanto, informações sobre os aspectos biológicos como o comportamento de forragear e teste de voo são escassos. Desta forma, a pesquisa avaliou o comportamento de forrageamento e teste de voo do parasitoide E. hispida em duas cultivares do algodoeiro em condições de laboratório. Nos experimentos foram utilizadas folhas de algodoeiro das cultivares BRS H8 e BRS Topázio. No primeiro bioensaio, utilizou-se parasitoide fêmea para registro das seguintes variáveis: atividade, velocidade e padrão de caminhamento; enquanto no segundo foram utilizadas pupas do parasitoide próximo à emergência onde os adultos foram classificados conforme suas posições em: voadores, caminhadores e não voadores. A atividade, velocidade e padrão de caminhamento do parasitoide quando avaliados não foram influenciados nas duas cultivares do algodoeiro. Contudo, na atividade se evidenciou que não houve reconhecimento de E. hispida nas folhas do algodoeiro durante os testes. O parasitoide visitou os quadrantes das folhas em grande maioria apenas uma vez, totalizando 112,2 quadrantes na cultivar BRS Topázio. Os parasitoides voadores atingiram 79,17 e 77,85% em ‘BRS H8’ e ‘BRS Topázio’, respectivamente.

Biografia do Autor

Robério de Oliveira, PNPD DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DO CCA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.

Biólogo com doutorado em Agronomia. Atualmente é bolsista de PNPD Junior ligado ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia no Campus II de areia-PB.

Matheus de Andrade Borba

Doutorando do curso de Pós-Graduação em Agronomia

Ewerton Gonçalves de Abrantes

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFPB.

Jacinto de Luna Batista, Professor Associado IV de Entomologia Campus-II.

Professor Associado IV de Entomologia Campus-II.

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

OLIVEIRA, R. de; DE ANDRADE BORBA, M.; MACHADO DE OLIVEIRA, G.; DE ABRANTES, E. G.; NUNES, G. da S.; BATISTA, J. de L. Comportamento de forrageamento e teste de voo de Encarsia hispida no algodoeiro. Acta Iguazu, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 39–48, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v7i5.17250. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17250. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS