Dinâmica da paisagem da microbacia Novo Horizonte, Amazônia Meridional

Autores

  • Daiane Maria Haubricht UNEMAT
  • Charles Caioni UNEMAT
  • Jakeline dos Santos Cochev UNEMAT
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves UNEMAT
  • Rivanildo Dallacort UNEMAT
  • Antônio Carlos Silverio da Silva UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i1.17724
Agências de fomento

Palavras-chave:

floresta amazônica, atividade antropogênica, sensoriamento remoto

Resumo

O processo de uso e ocupação do solo constitui um dos principais agentes de degradação ambiental. Objetivou-se analisar espacialmente a dinâmica da paisagem da microbacia Novo Horizonte, no município de Alta Floresta,MT. Para a construção dos mapas temáticos, utilizou-se as bandas 3, 4 e 5 do satélite Landsat 5 (08/08/1984, 30/07/1998) e 4, 5 e 6 do Landsat 8 (20/08/2013). Estas foram georreferenciadas, recortadas, segmentadas e classificadas no software SPRING 4.3, e posteriormente finalizadas no software Arcgis 9.2. Constatou-se reduções na categoria Cobertura Vegetal em decorrência do aumento da atividade antropogênica sobre as classes de Floresta Ombrófila Aberta Submontana e Aluvial. Verificou-se ainda para a categoria Massa d’agua um pequeno aumento, possivelmente em virtude de sua maior visibilidade devido à perda de florestas aluviais. A categoria Uso da Terra apresentou aumento em todas as suas classes, sobretudo de Pastagem Plantada que demonstrou ser a principal classe de substituição da vegetação nativa.  Conclui-se que que a situação da microbacia é preocupante tendo em vista que a continuidade da redução dos remanescentes florestais pode comprometer a disponibilidade hídrica da microbacia.

Biografia do Autor

Charles Caioni, UNEMAT

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012) e mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Atualmente é doutorando no programa de Ecologia e Conservação. Tem experiência na área de Recursos Florestais, com ênfase em Interação biosfera-atmosfera do bioma amazônico, atuando principalmente nos seguintes temas: Mudanças Climáticas, Climatologia Florestal, Meteorologia Florestal e Sensoriamento Remoto.

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

HAUBRICHT, D. M.; CAIONI, C.; COCHEV, J. dos S.; NEVES, S. M. A. da S.; DALLACORT, R.; SILVA, A. C. S. da. Dinâmica da paisagem da microbacia Novo Horizonte, Amazônia Meridional. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 32–40, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i1.17724. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17724. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS