Pigmentos fotossintéticos e sua correlação com nitrogênio e magnésio foliar em grama bermuda cultivada em substratos

Autores

  • Patrick Luan Ferreira dos Santos UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Regina Maria Monteiro de Castilho UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Raíssa Pereira Dinalli Gazola UNESP - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i1.18357

Palavras-chave:

Cynodon spp., Tifton 419, clorofila, carotenoides, composto orgânico.

Resumo


Os pigmentos fotossintéticos desempenham papel fundamental na fisiologia da planta, onde suas concentrações tem respostas significativas na coloração verde, o que é desejável do ponto de vista estético na grama bermuda. Ainda, esses compostos estão estritamente relacionados com as concentrações de nitrogênio e magnésio foliar, e dependendo do tipo de substrato, podem ocorrer variações nos teores encontrados. Assim, objetivou-se a determinação de pigmentos fotossintéticos e sua correlação com N e Mg foliar em grama bermuda cultivada em substratos. O experimento foi conduzido a pleno sol, na UNESP/Campus de Ilha Solteira – SP, com os tapetes de grama implantados em contêineres de plástico preto (volume 8,46 litros), em delineamento inteiramente casualisado, com 5 substratos e 12 repetições, sendo os Tratamentos: T1-solo, T2-areia, T3-solo+areia. (1:1), T4-solo+areia+composto orgânico (1:1:1) e T5–areia+composto orgânico (1:1). Foram avaliados: teor de clorofila a, b e carotenoides, análise foliar de N e Mg, e análise química dos substratos. Os resultados foram submetidos à análise de variância e a Teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Conclui-se que houve correlação positiva entre os pigmentos fotossintéticos e as concentrações de nitrogênio e magnésio foliar em grama bermuda, onde o Tratamento 4 apresentou os melhores resultados para as análises realizadas.

Biografia do Autor

Patrick Luan Ferreira dos Santos, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Agronomia (Horticultura)

Regina Maria Monteiro de Castilho, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Professora Assistente Doutora UNESP/Ilha Solteira, Departamento de Fitotecnia, tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia

Raíssa Pereira Dinalli Gazola, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Professora contratada Doutora, UNESP/Ilha Solteira, Departamento de Fitotecnia, tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia

Downloads

Publicado

05-03-2019

Como Citar

FERREIRA DOS SANTOS, P. L.; MONTEIRO DE CASTILHO, R. M.; DINALLI GAZOLA, R. P. Pigmentos fotossintéticos e sua correlação com nitrogênio e magnésio foliar em grama bermuda cultivada em substratos. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 92–101, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i1.18357. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18357. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS