Caracterização da acidez de sólido catalítico Al-SBA-15 por método alternativo de adsorção de molécula prova em fase líquida

Autores

  • Elciane Regina Zanatta
  • Daniel Marcos Dal Pozzo
  • Pedro Augusto Arroyo

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i5.18468

Resumo


A atividade catalítica de um sólido ácido é dependente da presença, natureza e força ácida dos sítios ativos presentes em sua estrutura. Neste trabalho peneiras moleculares mesoporosas para fins catalíticos (reação de esterificação e/ou transesterificação) foram sintetizadas por três diferentes procedimentos descritos em literatura. Depois de sintetizadas as amostras do material foram caracterizadas por espectrometria de absorção atômica (EAA), dessorção de amônia a temperatura programada (DTP/NH3) e por fim foi sugerido um método alternativo, de baixo custo, para a caracterização da acidez do material sintetizado, avaliado por FTIR. O método alternativo de adsorção de molécula prova em fase líquida demonstrou robustez e eficácia dentro da proposta de estudo. A presença e natureza dos sítios ativos da estrutura do material foram identificadas. Os materiais sintetizados (Al-SBA-15) contêm sítios ácidos de Brönsted (B) e de Lewis (L), a técnica sugerida permite verificar que mesmo não sendo possível quantificar estes sítios, é possível comprovar a presença no material preparado com inserção direta de alumínio. 

Downloads

Publicado

15-12-2017

Como Citar

ZANATTA, E. R.; DAL POZZO, D. M.; ARROYO, P. A. Caracterização da acidez de sólido catalítico Al-SBA-15 por método alternativo de adsorção de molécula prova em fase líquida. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 35–46, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i5.18468. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18468. Acesso em: 7 ago. 2022.