Esterificação dos ácidos graxos livres em matérias-primas com elevada acidez utilizando sólido catalítico ácido visando a produção de biodiesel

Autores

  • Daniel Marcos Dal Pozzo
  • Edward Seabra Júnior
  • Elciane Regina Zanatta
  • Reginaldo Ferreira Santos
  • Michelle Budke Costa
  • Nathieli Thomas
  • Paulo Rodrigo Stival Bittencourt

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i5.18469

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade catalítica da zeólita Beta protonada como catalisador heterogêneo para o pré-tratamento de esterificação dos ácidos graxos livres no óleo de soja, visando avaliar a aplicação desta zeólita em um pré-tratamento de        matérias-primas com elevado teor de ácidos graxos livres, de modo que a obtenção do biodiesel possa ocorrer via etapa posterior de transesterificação alcalina. A ativação da zeólita foi avaliada por termogravimetria e espectrofotometria no infravermelho. Como reação modelo para avaliar a atividade catalítica da zeólita Beta foi realizada a esterificação de uma mistura de ácido oleico e óleo de soja com metanol. Foram realizadas reações para diferentes temperaturas, quantidades de catalisador e excesso de álcool, visando otimizar a conversão dos ácidos graxos livres. Foi observada a seletividade de reagente na zeólita. A zeólita Beta foi ativa na esterificação dos ácidos graxos livres. Conversões para ésteres metílicos acima de 80% foram obtidas. O tamanho de poros da zeólita beta foi determinante para a extensão das reações efetuadas, possibilitando apenas a esterificação do ácido oleico. Dessa forma, a partir dos ensaios executados, é possível observar que a zeólita Beta pode ser utilizada no pré-tratamento de matérias primas com elevado teor de ácidos graxos livres. Tal fato, juntamente com a fácil separação e recuperação desta zeólita, fazem com que seja interessante o uso deste material na produção de biodiesel.

 

Downloads

Publicado

15-12-2017

Como Citar

DAL POZZO, D. M.; SEABRA JÚNIOR, E.; ZANATTA, E. R.; FERREIRA SANTOS, R.; BUDKE COSTA, M.; THOMAS, N.; STIVAL BITTENCOURT, P. R. Esterificação dos ácidos graxos livres em matérias-primas com elevada acidez utilizando sólido catalítico ácido visando a produção de biodiesel. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 47–56, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i5.18469. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18469. Acesso em: 7 ago. 2022.