O cálcio e a tolerância da soja aos danos causados por Pratylenchus brachyurus em propriedades de Primavera do Leste - MT

Autores

  • Renathielly Fernanda da Silva
  • Edward Seabra Júnior
  • Daniel Marcos Dal Pozzo
  • Reginaldo Ferreira Santos
  • Samuel Nelson Melegari de Souza

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i5.18527

Resumo


A cultura da soja (Glicine max) tem alcançado grande destaque no setor agropecuário brasileiro. O cultivo intensivo desta oleaginosa vem elevando a população dos nematoides das Lesões radiculares (P. brachyurus) reduzindo a produtividade das lavouras e estagnando o aumento da produção. Este nematoide causa lesões no sistema radicular da soja, reduzindo o porte e a produção das plantas. O cálcio possui importante função no crescimento radicular das plantas. Para que o cálcio seja absorvido em quantidades suficientes pelas plantas, é preciso que ele esteja presente na solução do solo em quantidades ideais e de forma equilibrada principalmente com o magnésio. Para garantir isso, de acordo com acompanhamento técnico, seria necessária a utilização de calcário calcítico. Uma planta bem nutrida em cálcio seria capaz de suportar melhor o ataque por P. brachyurus e sua produção não seria tão afetada.

 

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

DA SILVA, R. F.; SEABRA JÚNIOR, E.; DAL POZZO, D. M.; FERREIRA SANTOS, R.; MELEGARI DE SOUZA, S. N. O cálcio e a tolerância da soja aos danos causados por Pratylenchus brachyurus em propriedades de Primavera do Leste - MT. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 207–216, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i5.18527. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18527. Acesso em: 7 ago. 2022.