Parâmetros demográficos do Aphis craccivora Koch, 1854 em cultivares e variedades crioulas de Vigna unguiculata (L.) Walp) da região amazônica

Autores

  • Leandro Carvalho da Silva
  • Daniel Rodrigues Nere
  • Antonia Débora Camila de Lima Ferreira
  • Ervino Bleicher

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i5.18698

Palavras-chave:

Fitossanidade, pulgão-preto, resistência de plantas.

Resumo


Objetivou-se avaliar a resistência de genótipos de Vigna unguiculata L. Walp. frente ao ataque do Aphis craccivora Koch, 1854 (Hemiptera: Aphididae), mediante elaboração de tabelas de vida de fertilidade. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Ceará. Foram utilizados nove genótipos, destes o VITA 7 foi utilizado como padrão de susceptibilidade ao inseto. Formou-se uma coorte, onde cada genótipo teve oito plantas como réplicas, e cada réplica recebeu um pulgão. Registrou-se diariamente o número de indivíduos vivos, o número de descendentes, os quais em seguida eram retirados e a longevidade dos insetos da coorte registrada. Através da elaboração das tabelas de vida de fertilidade foram estimados os parâmetros demográficos dos afídeos sobre cada genótipo através do método Jackknife. Os genótipos feijão-pretinho, corujinha e vermelho apresentaram os menores valores da taxa líquida de reprodução (8,70, 12,2, e 12,7), taxa intrínseca de crescimento (0,26, 0,31 e 0,31) e razão finita de crescimento (1,29 1,37 e 1,36). Pode-se concluir que os genótipos feijão-pretinho, feijão-corujinha e feijão-vermelho são inadequados como hospedeiros, influenciando diretamente na diminuição do potencial reprodutivo da população de A. craccivora, apresentando resistência do tipo antibiose.

Biografia do Autor

Leandro Carvalho da Silva

Eng. Agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2015) e Mestre (2017) em Agronomia/fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando na linha de pesquisa de Resistência de Plantas a Insetos. Durante a graduação, estagiou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental, como bolsista PIBIC/CNPq/EMBRAPA (2013-2015), e como bolsista ITI no período de 2011 a 2012 no projeto Geração de Tecnologias para o Tucumã, e em ambos os estagio, trabalhou na área de entomologia agrícola. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo Integrado de Pragas, Controle Biológico de Pragas e resistência de plantas a insetos.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4367435J1

Daniel Rodrigues Nere

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é técnico em agropecuária do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA e aluno de Doutorado no curso de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia na Universidade Federal do Ceará, tendo como setor de estudo o de Entomologia Agrícola, com ênfase em Resistência de Plantas à Insetos. Coordenador do projeto de extensão Ajuste Técnico Agropecuário pelo o IFCE, membro dos Grupos de Pesquisas, Inovação e Sustentabilidade na Agropecuária (IFCE/CNPq) e Proteção de Plantas do Semiárido (UFC/CNPq). Desenvolvendo trabalhos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: controle de insetos-praga, controle biológico, resistência de plantas a insetos, controle alternativo de moscas-das-frutas em goiaba.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4424040Y7

Antonia Débora Camila de Lima Ferreira

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2013), Mestre Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2015) e Doutoranda pela Universidade Federal da Paraíba (Agricultura Tropical) em Biotecnologia, Melhoramento e Proteção de Plantas Cultivadas. Atua na área de Entomologia Agrícola com ênfase no Manejo Integrado de Pragas e Resistência de Plantas a insetos.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4327527Y2

Ervino Bleicher

Possui graduação pela Universidade de São Paulo(1974), mestrado em Entomologia pela Mississippi State University(1978) e doutoradopela Universidade de São Paulo(1985). Atualmente é Programa UFC-PROPAP, processo 22905/13-31 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade. 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783380E9

Downloads

Publicado

05-02-2019

Como Citar

SILVA, L. C. da; NERE, D. R.; FERREIRA, A. D. C. de L.; BLEICHER, E. Parâmetros demográficos do Aphis craccivora Koch, 1854 em cultivares e variedades crioulas de Vigna unguiculata (L.) Walp) da região amazônica. Acta Iguazu, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 109–119, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v7i5.18698. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18698. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS