Métodos de quantificação do estoque de carbono na biomassa de Nectandra grandiflora Nees em remanescente de Floresta Ombrófila Mista

Autores

  • Carlos Roberto Sanquetta Universidade Federal do Paraná
  • Mateus Niroh Inoue Sanquetta
  • Greyce Charllyne Benedet Maas
  • Allan Libanio Pelissari
  • Ana Paula Dalla Corte
  • Luani Rosa de Oliveira Piva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i1.18806

Palavras-chave:

Alometria, Fator de expansão de biomassa, Razão de raízes, Mudanças climáticas

Resumo


Atualmente, observa-se que a capacidade de sobrevivência das florestas naturais é fortemente afetada pelas mudanças climáticas, em que a quantificação do carbono é um quesito fundamental para a seleção de espécies adequadas para climas futuros. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo aplicar e avaliar métodos de quantificação do estoque de carbono na biomassa para a espécie arbórea Nectandra grandiflora em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista Montana no estado do Paraná, Brasil. As biomassas úmidas do fuste, galhos, folhas e raízes foram obtidas de 30 árvores e, posteriormente, convertidas em secas para a determinação dos teores e dos estoques de carbono. Ademais, fatores de expansão de biomassa e razões de raízes foram calculados, bem como equações alométricas de simples e dupla entradas, em função do diâmetro e da altura, foram ajustadas visando fundamentar os seis métodos de quantificação de carbono aplicados, os quais foram avaliados pelo índice de concordância de Willmott, critério de informação de Akaike e erro quadrático médio. Houve maior acurácia em efetuar a quantificação do carbono com equações alométricas de simples entrada combinadas com teores médios ou ponderados de carbono. Ao passo que o uso da biomassa do fuste associada aos fatores de expansão, razão de raízes e teores médio de carbono foram os menos indicados para a quantificação do elemento. A divulgação dos indicadores de biomassa e de teor de carbono torna a Nectandra grandiflora uma espécie potencial para programas de reflorestamentos e de restauração de ecossistemas.

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

SANQUETTA, C. R.; SANQUETTA, M. N. I.; MAAS, G. C. B.; PELISSARI, A. L.; DALLA CORTE, A. P.; PIVA, L. R. de O. Métodos de quantificação do estoque de carbono na biomassa de Nectandra grandiflora Nees em remanescente de Floresta Ombrófila Mista. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 41–49, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i1.18806. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18806. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS