Influência de doses de fluazifop-p-butil no consórcio entre girassol e Urochloa brizantha

Autores

  • Paulo Henrique Ramos Cabral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde
  • Leandro Spíndola Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde
  • Isabella Sichierski Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde
  • Katia Cylene Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde
  • Jeovane Nascimento Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde
  • Adriano Jakelaitis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i2.20769
Agências de fomento
Capes, IF Goiano

Palavras-chave:

herbicida, plantas daninhas, integração lavoura-pecuária, Helianthus annuus

Resumo

A cultura do girassol constitui-se em opção vantajosa para o cultivo de safrinha no Cerrado brasileiro. Além disso, consorciado com gramíneas forrageiras pode ser uma alternativa viável para formar palhada para o sistema plantio direto ou para a adoção do sistema de integração lavoura-pecuária. Objetivou-se nesta pesquisa avaliar os efeitos de doses reduzidas do herbicida fluazifop-p-butil no desempenho da cultura do girassol e da forrageira consorciada, na comunidade de plantas daninhas e na pastagem formada após a colheita do girassol. O delineamento usado foi em blocos casualizados com quatro repetições. Testaram-se seis subdoses do herbicida fluazifop-p-butil: 0; 12,5; 25; 37,5; 50 e 100 g ha-1 e duas testemunhas formadas pelos monocultivos de U. brizantha e girassol. O herbicida fluazifop-p-butil mostrou-se fitotóxico para a U. brizantha cv. BRS Piatã consorciada e o aumento das doses favoreceu a cultura do girassol. Todavia, após a colheita do girassol nas maiores doses do herbicida observaram-se menor cobertura do solo pela pastagem, com redução do rendimento forrageiro e da qualidade da forragem. A forrageira U. brizantha cv. BRS Piatã é competitiva com o girassol e doses reduzidas do herbicida, principalmente entre 12,5 e 25 g ha-1, proporcionaram até 50% de redução do rendimento de forragem consorciada, se comparado à forrageira estabelecida na ausência do herbicida. O aumento das doses do herbicida favoreceu a ocupação de plantas daninhas dicotiledôneas na área, porém a ocupação do espaço pela forrageira nas maiores doses reduziu a infestação da comunidade infestante.

Biografia do Autor

Adriano Jakelaitis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde

Possui graduação em Agronomia (1997), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É docente e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) Campus de Rio Verde na área de Fitotecnia. Atua em linhas de pesquisa referentes à ciência das plantas daninhas, sistemas integrados de cultivo (plantio direto e integração agricultura pecuária) e técnicas culturais aplicadas em culturas alimentícias e agroenergéticas.

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

CABRAL, P. H. R.; PEREIRA, L. S.; CARDOSO, I. S.; GUIMARÃES, K. C.; SILVA, J. N.; JAKELAITIS, A. Influência de doses de fluazifop-p-butil no consórcio entre girassol e Urochloa brizantha. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 107–123, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i2.20769. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/20769. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS