Avaliação da mistura de fosfatos acidulados, fosfatos naturais e fontes de enxofre na produção de cana-de-açúcar

Autores

  • Bruno Nicchio Programa de pós-graduação em Agronomia. Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-3335-3270
  • Gaspar Henrique Korndörfer Universidade Federal de Uberlândia
  • Hamilton Seron Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Gustavo Alves Santos KP Consultoria

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i3.21652
Agências de fomento
UFU/CAPES/Vale

Palavras-chave:

Fosfato reativo, MAP, enxofre elementar, gesso e Saccharum spp.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito agronômico da aplicação de fosfatos acidulados, fosfatos naturais e fontes de enxofre na cana-de-açúcar, em cana planta e cana soca. Os estudos foram conduzidos em dois locais, durante dois cultivos. Os tratamentos avaliados foram: testemunha, SFT, SFT + S0, SFT + Gesso, MAP + S0, MAP + Gesso, FNR Reativo + S0, FNR Bayóvar + Gesso, FN alta reatividade + SFT + S0 e FN baixa reatividade + SFT + S0, aplicados no momento do plantio na dose de 120 kg ha-1 de P2O5 e 40 kg ha-1 de S, respectivamente. O SFT, MAP e FNR Bayóvar foram misturados com S0 e gesso antes da sua aplicação ao solo. O FN de alta e baixa reatividade foram aplicados com o SFT e S0 incorporados ao grânulo. Foram avaliados: tonelada de colmos por hectare (TCH), tonelada de açúcar por hectare (TAH), ATR, pH, P e S no solo (0-20 e 20-40 cm). A mistura de fertilizantes fosfatados (SFT, MAP e FNR Bayóvar) e enxofre elementar foi eficiente em aumentar a produção de colmos e açúcar e os teores de fósforo no solo. O fosfato natural de alta e baixa reatividade ambos incorporados com SFT e S0 no grânulo foram mais eficientes em aumentar os teores de fósforo no solo que o fosfato natural reativo Bayóvar misturados com enxofre elementar e gesso. O efeito positivo dos tratamentos com gesso em relação ao enxofre elementar pode estar relacionado à intensidade do estresse hídrico e as condições de cultivo verificado em um dos experimentos.

Biografia do Autor

Bruno Nicchio, Programa de pós-graduação em Agronomia. Universidade Federal de Uberlândia

Parte da Tese de Doutorado do Autor Correspondente.

Doutorando do Programa de pós-graduação em agronomia da Universidade Federal de Uberlândia.

Gaspar Henrique Korndörfer, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Titular. Instituto de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Uberlândia.

Hamilton Seron Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado. Instituto de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Uberlândia

Gustavo Alves Santos, KP Consultoria

Doutor em Agronomia. Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

06-10-2019

Como Citar

NICCHIO, B.; KORNDÖRFER, G. H.; PEREIRA, H. S.; SANTOS, G. A. Avaliação da mistura de fosfatos acidulados, fosfatos naturais e fontes de enxofre na produção de cana-de-açúcar. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 69–91, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i3.21652. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/21652. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS