Influência das variações da temperatura na produção de biogás em biodigestores modelo Bioköhler protegido com estufa plástica

Autores

  • Caroline Monique Tietz Soares Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Armin Feiden Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Pedro Rodrigo Hillesheim Soares Nutrioeste Clínica Veterinária

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i4.21935

Palavras-chave:

digestão anaeróbia, microrganismos, dejetos bovinos.

Resumo


O processo de digestão anaeróbia tem sido aplicado para o tratamento de efluentes tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Dentre os fatores mais importantes que afetam a eficiência deste processo está a temperatura, pois o desenvolvimento dos microrganismos e a produção de biogás é função da temperatura operacional do biodigestor. Este trabalho buscou verificar a influência das variações da temperatura na produção de biogás a partir de dejetos da bovinocultura de leite, em biodigestor Bioköhler protegido por uma estufa plástica. O experimento foi realizado em um biodigestor de 20 m3 localizado na Estação Experimental Antonio Carlos dos Santos Pessoa, pertencente à UNIOESTE, no período de 03/08/2014 a 07/02/2015. Foram obtidos dados de temperatura interna ao biodigestor e a estufa, bem como de temperatura externa ao biodigestor e volume de biogás produzido. Os resultados indicaram que os microrganismos atuaram na faixa mesofílica e houve indício de que a produção de biogás foi influenciada pela variabilidade da temperatura, entretanto, a estufa evitou alterações bruscas nesta temperatura. Os resultados também evidenciaram que a capacidade média esperada de produção de biogás esteve em torno de 12 m3 por dia.

Biografia do Autor

Caroline Monique Tietz Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduada em Tecnologia em Biocombustíveis (2013) pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Mestra em Desenvolvimento Rural Sustentável (2016) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon. Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon.

Downloads

Publicado

14-12-2019

Como Citar

SOARES, C. M. T.; FEIDEN, A.; SOARES, P. R. H. Influência das variações da temperatura na produção de biogás em biodigestores modelo Bioköhler protegido com estufa plástica. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 121–131, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i4.21935. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/21935. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS