Ocorrência e dano da broca rajada causando morte em açaí solteiro no estado do Amazonas

Autores

  • Alex Queiroz Cysne Embrapa Agroindústria Tropical
  • Ricardo Lopes Embrapa Amazônia Ocidental
  • Raimundo Nonato Vieira da Cunha Embrapa Amazônia Ocidental

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i2.23088

Palavras-chave:

Euterpe precatoria, Metamasius hemipterus, praga

Resumo


O açaí solteiro é uma palmeira amazônica com cultivo em expansão devido ao grande aumento de demanda da polpa de seus frutos, tanto no mercado interno como externo. A ocorrência de pragas pode comprometer a produtividade dos açaizais, por isso, é importante identificar insetos potenciais pragas, bem como seus danos e métodos de controle recomendados. O objetivo deste trabalho é relatar a ocorrência de Metamasius hemipterus em palmeiras de açaí solteiro no estado do Amazonas, descreveendo danos causados e propor o manejo fitosanitário. Em junho de 2019, os sintomas foram detectados em palmeiras de um plantio comercial no município de Manacapurú-AM, causando o encurtamento de folhas e a morte de plantas por injúrias ao meristema apical. A fim de antecipar surtos populacionais da praga no Amazonas, alerta-se para a necessidade de monitoramento e adoção de medidas de controle. Este é o primeiro relato da ocorrência de M. hemipterus causando danos em açaí solteiro no Amazonas.

Biografia do Autor

Alex Queiroz Cysne, Embrapa Agroindústria Tropical

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará(2006) e mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará(2009). Atualmente é Analista A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Fitossanidade, Fitopatologia, Epidemiologia, Viabilidade polínica.

Ricardo Lopes, Embrapa Amazônia Ocidental

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1999), doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Genética e Genômica da Palma de Óleo pelo Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement/França (2012). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 2001, lotado na Embrapa Amazônia Ocidental, desenvolvendo pesquisas, principalmente, em genética e melhoramento de plantas. Atuou como docente permanente do curso de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido (ATU) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) no período de 2006 a 2010 e no curso de Agricultura Tropical (AT) da Universidade Federal da Amazônia no período de 2006 a 2008. Atualmente (2019) é professor colaborador do curso de PG ATU-INPA. De junho de 2014 a novembro de 2017 ocupou o cargo de Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental. É responsável pelo laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas da Embrapa Amazônia Ocidental.

Raimundo Nonato Vieira da Cunha, Embrapa Amazônia Ocidental

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal do Amazonas (1983), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é pesquisador iii - Embrapa Amazônia Ocidental. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: dendê(Elaeis guineensis) e caiaué(Elaeis oleifera).

Downloads

Publicado

24-07-2020

Como Citar

CYSNE, A. Q.; LOPES, R.; CUNHA, R. N. V. da. Ocorrência e dano da broca rajada causando morte em açaí solteiro no estado do Amazonas. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 25–32, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i2.23088. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23088. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS