Composição química de cama de aviário condicionada com gesso agrícola ou cal virgem

Autores

  • Marcio Roberto Franz Curso de Agronomia, Centro Universitário Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná.
  • Carla Limberger Lopes Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR/EMATER.
  • Edna Aparecida de Andrade Programa de Engenharia de Energia na Agricultura, UNIOESTE.
  • Luiz Antônio Zanão Júnior Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR/EMATER.

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i4.25181
Agências de fomento

Palavras-chave:

adubação orgânica, avicultura, produção avícola.

Resumo

A região Oeste do Paraná passou a ter grande destaque na produção avícola nos últimos anos, contribuindo para que o estado do Paraná se tornasse o maior produtor de frango de corte do Brasil. Por sua vez, a atividade avícola produz uma grande quantidade de resíduos, como a cama de aviário. Estas camas passam por diversos tratamentos, como adição de gesso agrícola, adição de cal, dentre outros componentes que são utilizados com diferentes finalidades. Este trabalho foi desenvolvido no município de Palotina - PR, de outubro de 2018 a dezembro de 2018. Foram coletadas dez amostras de cama tratada com gesso e dez tratadas com cal. Foram determinados os teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, carbono orgânico e enxofre. Os dados foram comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os teores de nitrogênio e enxofre são maiores nas camas de aviário tratadas com gesso agrícola e os teores de magnésio são maiores nas camas tratadas com cal virgem.

Biografia do Autor

Carla Limberger Lopes, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR/EMATER.

Tecnóloga Ambiental. Doutora em Engenharia Agrícola. Técnica do Laboratório de Solos no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR/EMATER.

Edna Aparecida de Andrade, Programa de Engenharia de Energia na Agricultura, UNIOESTE.

Gestora Ambiental. Mestranda do Programa de Engenharia de Energia na Agricultura, UNIOESTE.

Luiz Antônio Zanão Júnior, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR/EMATER.

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Solos e Nutrição de Plantas. Pesquisador no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR/EMATER.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

FRANZ, M. R.; LIMBERGER LOPES, C.; DE ANDRADE, E. A.; ZANÃO JÚNIOR, L. A. Composição química de cama de aviário condicionada com gesso agrícola ou cal virgem. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 24–32, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i4.25181. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/25181. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS