Crescimento inicial do girassol sob níveis de densidades do solo

Autores

  • Anderson Rosa Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Luiz Antônio Zanão Junior
  • Reginaldo Ferreira Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i4.25695
Agências de fomento

Palavras-chave:

Sistema radicular, Helianthus annuus, Compactação

Resumo

O girassol é uma cultura que vem ganhando destaque no cenário nacional devido seu grande potencial para produção de óleo usado tanto para fins alimentícios como para produção de biodiesel. A compactação do solo pode limitar o crescimento e desenvolvimento das plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento do girassol submetido a cinco níveis de compactação do solo. O experimento foi instalado em cultivo protegido, em Latossolo Vermelho Distroférrico com textura argilosa. Foi utilizado colunas de PVC de 200 mm de diâmetro dividido em três anéis sendo uma camada inferior de 200 mm de altura e uma camada superior com 100 mm de altura, com um anel intermediário com 50 mm de altura com o solo compactado. O anel intermediário possui cinco diferentes densidades sendo respectivamente 1,0; 1,1; 1,2; 1,3 e 1,4 Mg m-3. Aos 40 dias após a emergência das plantas, foram determinadas: número de folhas, altura de plantas, massa seca da parte aérea, diâmetro do caule, massa seca de raiz e comprimento de raiz. A compactação do solo até a densidade de 1,4 Mg m-3 não prejudicou o número de folhas e massa seca de parte aérea do girassol. As densidades de 1,3 e 1,4 Mg m-3 tiveram um impacto negativo na altura de planta, diâmetro de caule, comprimento e a massa seca de raiz, prejudicando o desenvolvimento inicial da cultura.

Biografia do Autor

Anderson Rosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Engenheiro Agrônomo e Biólogo, Doutorando em Engenharia de Energia na Agricultura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuação na área de análises agronômicas á 13 anos.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

ROSA, A.; ZANÃO JUNIOR, L. A.; SANTOS, R. F. Crescimento inicial do girassol sob níveis de densidades do solo. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 102–108, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i4.25695. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/25695. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS