Componentes agronômicos e nutrição mineral de soja cultivada após doses elevadas de calcário calcítico.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v10i1.26606

Palavras-chave:

Calagem, Teores de Nutrientes, Produtividade

Resumo


A soja é uma cultura de destaque e tem grande potencial, mas que pode ser afetada pela toxidez por alumínio presente na maioria dos solos brasileiro. Diante disso, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de doses elevadas de calcário calcítico sob as características agronômicas da cultura, bem como a influência na absorção dos nutrientes Ca, Mg e K em plantas de soja em duas safras agrícolas no município de Marechal Cândido Rondon. O estudo foi desenvolvido na área experimental da UNIOESTE, campus Marechal Candido Rondon, em um Latossolo Vermelho eutroférrico empregando doses de calcário calcítico (0, 3, 6 e 9 t ha-1) distribuído a lanço sem incorporação. Observou-se efeitos das doses em dois anos agrícolas 2017/2018 e 2018/2019 quando foram avaliados caracteres agronômicos altura de plantas, número de plantas por hectare, diâmetro do caule, número de vagens por planta, número de grãos por planta, massa de mil grãos, produtividade e os teores de nutrientes foliares. Não houve influência das doses de calcário calcítico nas características agronômicas da cultura da soja. Pode ser observado influência das doses de calcário calcítico no acúmulo nutricional de Ca no tecido foliar na dose de 6 t ha-¹. As doses de calcário calcítico proporcionaram redução nos teores de K. O Mg foi influenciado apenas pelo ano agrícola, apresentando maior acúmulo em plantas no segundo ano agrícola. 

Biografia do Autor

Marinez Carpiski Sampaio, UNIOESTE

Doutoranda em Agronomia - UNIOESTE, Campos de Marechal Cândido Rondon.

Produção Vegetal

Término previsto para 2021.

Paulo Sérgio Rabello de Oliveira, UNIOESTE

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Reginaldo Ferreira Santos, UNIOESTE

Prof. Dr. Eng. Agrônomo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná para os curso de Eng. Agrícola e Mestrado em Energia na Agricultura. Pós Doutorado pela Universidade Estadual Paulista - Unesp

Carlos Augusto Rocha de Moraes Rego, UNIOESTE

Doutorando em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

 

Jeferson Tiago Piano, UNIOESTE

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Cláudio Yuji Tsutsumi, UNIOESTE

Doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas)

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Downloads

Publicado

30-03-2021

Como Citar

SAMPAIO, M. C.; OLIVEIRA, P. S. R. de; SANTOS, R. F.; MORAES REGO, C. A. R. de; PIANO, J. T.; TSUTSUMI, C. Y. Componentes agronômicos e nutrição mineral de soja cultivada após doses elevadas de calcário calcítico. Acta Iguazu, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 22–37, 2021. DOI: 10.48075/actaiguaz.v10i1.26606. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/26606. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS