ANÁLISE DA CAPACIDADE DE ALTERAÇÃO NA MATRIZ ENERGÉTICA A PARTIR DA AGROINDÚSTRIA BRASILEIRA BASEADA EM DADOS DO BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL

Autores

  • Felipe Samways Santos
  • Samuel Nelson Melegari de Souza
  • Patrícia Pereira Dias

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i2.8330

Resumo

As alterações nas formas de produção e consumo inseridos na sociedade como um todo, faz com que aumente a grande demanda energética em virtude de satisfazer as necessidades humanas. Desta maneira, muito se fala de fontes de energia e também eficiência energética. Analisando o setor agrícola, mudanças passaram a ocorrer a partir dos anos 60, onde novas tecnologias ingressaram no processo de produção. Acredita-se que uma das principais mudanças tenha sido a inserção de maquinário agrícola. Contudo, o aumento no consumo de combustíveis fósseis tornou-se uma preocupação mundial, considerando aspectos como disponibilidade e impactos socioeconômicos. O setor agropecuário está longe de ser o setor com maior consumo energético no Brasil. No entanto, por suas características geográficas apresenta solo com boa aptidão agrícola e torna-se fundamental para a produção de energia renovável, “energia limpa”, que seria essencial para alterar a matriz energética nacional. Os programas do governo de incentivo e fomento a agricultura familiar, produção de energia limpa, creditos de carbono surgem como uma possibilidade de elevar o padrão de vida da população agrícola, considerando possibilidade de crescimento social, econômico e também ganhos ambientais através das formas ambientalmente corretas de produção de energia. O presente trabalho foi uma análise de dados fornecidos pelo Balanço Energético Nacional abrangendo um período de 10 anos (2002 – 2011) e objetivou analisar dados de produção e consumo energético no Brasil, principalmente no setor agroindustrial.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SANTOS, F. S.; MELEGARI DE SOUZA, S. N.; PEREIRA DIAS, P. ANÁLISE DA CAPACIDADE DE ALTERAÇÃO NA MATRIZ ENERGÉTICA A PARTIR DA AGROINDÚSTRIA BRASILEIRA BASEADA EM DADOS DO BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL. Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–13, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i2.8330. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/8330. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS