Atenção para nossa política editorial referente a "publicações oriundas de dissertações ou teses"

02-04-2024

Publicações oriundas de dissertações ou teses

Por uma questão de princípio ético, e amparada no que dispõe o Art. 15 da legislação brasileira em vigor sobre direitos autorais (Lei 9.610/98), a AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política não endossa o ponto de vista segundo o qual orientadores de mestrado e doutorado são "coautores automáticos" dos artigos e capítulos baseados nas dissertações e teses sob sua orientação. Por essa razão, em princípio, ficam vedados textos extraídos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, em que o(a) orientador(a) figure como coautor(a). Bastará que o(a) orientador(a) seja devidamente mencionado(a) em uma nota de rodapé.

Quando, porém, se tratar de uma participação que caracterize um efetivo e substancioso aporte autoral por parte do(a) orientador(a) -  ou seja, quando o artigo, apesar de guardar relação teórico-conceitual e/ou empírica com uma dissertação ou tese, não se limitar ao que já está contido no trabalho maior, havendo uma significativa contribuição autoral original por parte do(a) orientador(a) -, e desde que essa condição seja convincentemente explicada e justificada em uma carta circunstanciada à Coordenação Editorial da revista, a submissão do artigo poderá ser considerada. Nesse caso, o tipo de contribuição do(a) orientador(a) deverá ser explicitado na carta. A carta do orientador deverá ser anexada como documento suplementar na plataforma da AMBIENTES, no momento da submissão do artigo.

Assim, nos casos em que orientador e orientando julguem ser possível justificar a coautoria como representativa de uma colaboração na própria redação que vá além da usual tarefa de orientação de uma pesquisa, solicita-se que seja indicado onde e em quê, exatamente, se deu a participação do(a) orientador(a) na redação do artigo, bem como uma explicação para o fato de o autor senior vir na posição de segundo autor.