Uso da terra e cobertura vegetal na dinâmica erosiva linear das áreas rurais do município de Presidente Prudente, estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/amb.v1i1.22688
Agências de fomento

Palavras-chave:

Vegetação, Solo exposto, Cana de açúcar, Gramínea, Pastagem

Resumo

Em meio aos diversos estudos realizados nos âmbitos geográfico e ambiental, a erosão é um dos assuntos mais enfatizados. Sua representatividade se contextualiza no cenário de degradação dos solos do terri­tório brasileiro associado à retirada da cobertura vegetal em virtude dos ciclos econômicos e usos inten­sos da terra. Nesse sentido, o objetivo principal do presente artigo foi analisar os aspectos de uso da terra e cobertura vegetal, os quais influenciam diretamente a dinâmica erosiva linear (sulcos, ravinas e voçoro­cas) das áreas rurais do município de Presidente Prudente-SP. Para tal, foi elaborado o mapa de uso da terra e cobertura vegetal do recorte de estudo na escala 1:25.000 no software SPRING 5.1.5®, utilizando imagens ALOS/AVNIR-2, com resolução espacial de 10 metros. O referido documento cartográfico subsi­diou a realização de trabalhos de campo, em que quatro pontos representativos de amostragem foram caracterizados. A área de estudo apresentou setores com matas ciliares e reflorestadas, solo exposto para posterior plantio de cana de açúcar, atividade canavieira e, principalmente, gramínea para pastagem. Enfim, o presente trabalho poderá contribuir para estudos posteriores, como vulnerabilidade e/ou fragi­lidade ambiental aos processos erosivos lineares, erodibilidade e fertilidade dos solos.

Downloads

Publicado

26-06-2019

Como Citar

FUSHIMI, M.; RODRIGUES NUNES, J. O. Uso da terra e cobertura vegetal na dinâmica erosiva linear das áreas rurais do município de Presidente Prudente, estado de São Paulo. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 128, 2019. DOI: 10.48075/amb.v1i1.22688. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/22688. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos