A consolidação do agronegócio como modelo de produção hegemônico no Brasil e as externalidades da sua expansão

The consolidation of agribusiness as the hegemonic production model in Brazil and the externalities of its expansion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/amb.v4i1.28157

Resumo

Nas últimas décadas no Brasil, tanto no debate político quanto na propaganda midiática, o agronegócio é apresentado como o grande responsável pelo aumento da produção nos diversos segmentos da agropecuária, o setor que mais contribui para o superávit da balança comercial, para o elevado crescimento do PIB e para a abertura de novos postos de trabalhos. Além disso, diferentes agentes do capital privado nacional e estrangeiro comumente destacam a importância do modelo para a segurança alimentar e para o desenvolvimento socioeconômico do país. No entanto, para legitimar o seu modus operandi como única alternativa para a prática da agropecuária no campo, o agronegócio apoia-se em um discurso bastante persuasivo, sustentado por cifras macroeconômicas e privilégios políticos, deslocando a atenção das numerosas externalidades negativas que emergem das suas atividades produtivas. Assim, este trabalho retrata o processo histórico de modernização da agropecuária no Brasil, bem como seus idealizadores, as suas políticas e os seus pressupostos ideológicos – conjunto este que preparou o terreno para a consolidação do agronegócio como sistema de produção hegemônico. Ademais, é apresentada a organização política e econômica desse setor, seus principais dirigentes, assim como as suas estratégias de legitimação perante a sociedade. Por fim, o artigo em tela salienta os diversos dados que denunciam as contradições presentes no agronegócio e contradizem os principais pontos que ajudaram a construir a sua imagem de modelo produtivo de sucesso, altamente lucrativo e sustentável.

Palavras-chave: Hegemonia; Agronegócio; Produção Capitalista; Revolução Verde; Pandemia.

 

The consolidation of agribusiness as the hegemonic production model in Brazil and the externalities of its expansion

Abstract

Last decades in Brazil, both in the political debate or media advertisements, agribusiness is presented as the major responsible for the production increase in various segments of farming and cattle-raising, being the main sector that contributes to the trading surplus, the high growth of the GDP and the new jobs creation. Furthermore, different agents of national and foreign private capital commonly highlight the importance of the model for food security and for the country's socioeconomic development. However, in order to legitimize its modus operandi as the only way for the practice of farming in the countryside, agribusiness relies on a very persuasive discourse, supported by macroeconomic figures and political privileges, displacing attention from the numerous negative externalities that emerge from its productive activities. Therefore, this work portrays the historical process of agriculture modernization and cattle raising in Brazil, as well as its creators, its policies, and its ideological assumptions – all of which prepared the ground for the consolidation of agribusiness as the hegemonic production system. In addition, the political and economic organization of this sector is presented, as well as its main leaders and their legitimization strategies toward society. Finally, this article highlights the various data that denounce the contradictions present in agribusiness and contradict the main points that have helped to build its image as a successful, highly profitable, and sustainable production model.

Keywords: Hegemony; Agribusiness; Capitalist Production; Green Revolution; Pandemic.

 

La consolidación del agronegocio como modelo productivo hegemónico en Brasil y las externalidades de su expansión

Resumen

En las últimas décadas en Brasil, tanto en el debate político como en la propaganda de los medios de comunicación, el agronegocio se presenta como el mayor responsable del aumento de la producción en varios segmentos de la agricultura y la ganadería, el sector que más contribuye al superávit de la balanza comercial, por el alto crecimiento del PIB, y por la apertura de nuevos puestos de trabajo. Además, diferentes agentes del capital privado nacional y extranjero suelen destacar la importancia del modelo para la seguridad alimentaria y para el desarrollo socioeconómico del país. Sin embargo, para legitimar su modus operandi como única alternativa para la práctica de la agropecuaria en el campo, el agronegocio se apoya en un discurso muy persuasivo, apoyado en cifras macroeconómicas y privilegios políticos, desplazando la atención de las numerosas externalidades negativas que surgen de sus actividades productivas. Así, este trabajo retrata el proceso histórico de modernización de la agropecuaria y la ganadería en Brasil, así como sus creadores, políticas y supuestos ideológicos – un conjunto que preparó el terreno para la consolidación del agronegocio como sistema de producción hegemónico. Además, se presenta la organización política y económica de este sector, así como sus principales líderes y sus estrategias de legitimación ante la sociedad. Finalmente, el artículo destaca los diversos datos que denuncian las contradicciones presentes en el agronegocio y contradicen los principales puntos que ayudaron a construir su imagen como modelo productivo exitoso, altamente rentable y sostenible.

Palabras clave: Hegemonía; Agronegocio; Producción Capitalista; Revolución Verde; Pandemia.

 

Downloads

Publicado

30-06-2022 — Atualizado em 01-07-2022

Versões

Como Citar

TORRES NANNINI, W. A consolidação do agronegócio como modelo de produção hegemônico no Brasil e as externalidades da sua expansão: The consolidation of agribusiness as the hegemonic production model in Brazil and the externalities of its expansion. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 72–127, 2022. DOI: 10.48075/amb.v4i1.28157. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/28157. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos