“Vida, palavra-chave”
Entrevista com o Professor Luiz Fernando Scheibe
DOI :
https://doi.org/10.48075/amb.v6i1.33134Résumé
Luiz Fernando Scheibe é geólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1964 e concluiu o doutorado em Ciências (Mineralogia e Petrologia) pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em 1986. Atualmente é professor voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Interdisciplinar em Ciências Humanas, com ênfase em Geoecologia e Hidrogeologia. Coordena em Santa Catarina o projeto Rede Guarani/Serra Geral. É professor emérito da UFSC, título concedido em dezembro de 2012.
Em uma tarde da primavera com chuva miúda, em 2023, o Professor Scheibe recebeu em sua residência, em Florianópolis, as professoras Carmen Susana Tornquist e Renata Rogowski Pozzo, do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina, para uma entrevista que se desdobrou naturalmente de questões ambientais mais específicas que tocam o ofício do geólogo para o tema da vida no planeta, que envolve seu engajamento político claro com as lutas ambientais, indígena e populares, em Santa Catarina e na América Latina. Nos últimos anos, dedicou-se também a uma campanha contrária à extração do “gás de xisto” por fraturamento hidráulico (Fracking) no Brasil, sobre a qual pode-se consultar artigo publicado em 2013.[1] Na entrevista, o professor afirma que a água é o único mineral realmente essencial para a vida, e questiona: a quem servem os recursos minerais? A fala deste geólogo com rara formação científica e técnica e forte engajamento com as causas ambientais e populares expressa, de forma original, seu olhar matizado pelas leituras de Josué de Castro e Milton Santos. Esta entrevista amplia nossos horizontes sobre as possibilidades de uma economia dos recursos minerais para a vida.
[1] Xisto: implicações econômicas e ambientais: entrevista especial com Luiz Fernando Scheibe. Revista do Instituto Humanitas. São Leopoldo, Unisinos, 13 de setembro de 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.