“Vida, palavra-chave”
Entrevista com o Professor Luiz Fernando Scheibe
DOI:
https://doi.org/10.48075/amb.v6i1.33134Resumo
Luiz Fernando Scheibe é geólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1964 e concluiu o doutorado em Ciências (Mineralogia e Petrologia) pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em 1986. Atualmente é professor voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Interdisciplinar em Ciências Humanas, com ênfase em Geoecologia e Hidrogeologia. Coordena em Santa Catarina o projeto Rede Guarani/Serra Geral. É professor emérito da UFSC, título concedido em dezembro de 2012.
Em uma tarde da primavera com chuva miúda, em 2023, o Professor Scheibe recebeu em sua residência, em Florianópolis, as professoras Carmen Susana Tornquist e Renata Rogowski Pozzo, do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina, para uma entrevista que se desdobrou naturalmente de questões ambientais mais específicas que tocam o ofício do geólogo para o tema da vida no planeta, que envolve seu engajamento político claro com as lutas ambientais, indígena e populares, em Santa Catarina e na América Latina. Nos últimos anos, dedicou-se também a uma campanha contrária à extração do “gás de xisto” por fraturamento hidráulico (Fracking) no Brasil, sobre a qual pode-se consultar artigo publicado em 2013.[1] Na entrevista, o professor afirma que a água é o único mineral realmente essencial para a vida, e questiona: a quem servem os recursos minerais? A fala deste geólogo com rara formação científica e técnica e forte engajamento com as causas ambientais e populares expressa, de forma original, seu olhar matizado pelas leituras de Josué de Castro e Milton Santos. Esta entrevista amplia nossos horizontes sobre as possibilidades de uma economia dos recursos minerais para a vida.
[1] Xisto: implicações econômicas e ambientais: entrevista especial com Luiz Fernando Scheibe. Revista do Instituto Humanitas. São Leopoldo, Unisinos, 13 de setembro de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.