Educação física e educação ambiental: interdisciplinaridade como exemplo de aprendizagem

Autores

  • Elidenir Andressa Prestes Filadelfo Universidade Paranaense (Unipar), Toledo
  • Jocimar Roberto Filadelfo Universidade Paranaense (Unipar), Toledo

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i9.p129

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade

Resumo

O projeto "Interdisciplinaridade como Exemplo de Aprendizagem" uniu Educação Física e Educação Ambiental para promover saúde e conscientização ambiental. Realizado com 70 alunos e seus pais na Escola Municipal Professor Henrique Brod, Toledo-PR, incluiu palestras e caminhadas até o rio São Francisco. A metodologia envolveu alongamentos, observação ambiental e discussões sobre os impactos da poluição. Os participantes aprenderam que atividades físicas não exigem altos custos e que práticas sustentáveis beneficiam a saúde e o meio ambiente. Conclui-se que a integração interdisciplinar favorece a educação ambiental e física, reforçando a importância do papel de cada indivíduo no ecossistema.

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Referências

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TANNER, T. T. Educação Ambiental. São Paulo: EDUSP, 1974.

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Publicado

13.02.2003

Como Citar

FILADELFO, E. A. P.; FILADELFO, J. R. Educação física e educação ambiental: interdisciplinaridade como exemplo de aprendizagem. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 5, n. 9, p. 129–132, 2003. DOI: 10.36453/cefe.2003.v5.i9.p129. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1358. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência