Educação física no ensino fundamental: a percepção de alunas e alunos referente a alguns aspectos de suas aulas na sétima e oitava séries

Autores

  • José Guilmar Mariz de Oliveira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.v2.n2.2000.p25

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Fundamental, Percepção discente

Resumo

Este estudo foi profejtado e desenvolvido com o objetivo pertinente à verificação avaliativa de alguns aspectos de aulas de educação física, percebidos comparativamente por alunas e alunos, em relação ás aulas na 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. os dados necessários, obtidos por meio de um instrumento caracterizado pela utilização do diferencial semântico, envolvendo 364 alunas e alunos de três escolas particulares e três escolas públicas estaduais n a cidade de São Paulo, foram tratados estatisticamente por meio das Provas de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Os resultados, consideradas as características e limitações do estudo, indicaram que alunas e alunos perceberam suas aulas de educação física na 7ª série de maneira mais positiva do que alunas e alunos perceberam suas aulas de educação física na 8ª série. Tais resultados são compatíveis com observações encontradas na literatura correlata que registraram a percepção de alunas e alunos sobres suas aulas de educação física como sendo menos positiva, em direta correspondência com o avanço no nível de escolaridade. Indicaram também que os alunos perceberam suas aulas de educação física na 7ª e 8ª séries de maneira mais positiva do que a percepção das alunas sobre suas aulas de educação física na 7ª e 8ª séries.

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Publicado

01.01.2000

Como Citar

OLIVEIRA, J. G. M. de. Educação física no ensino fundamental: a percepção de alunas e alunos referente a alguns aspectos de suas aulas na sétima e oitava séries. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 2, n. 2, p. 25–40, 2000. DOI: 10.36453/cefe.v2.n2.2000.p25. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1771. Acesso em: 26 mar. 2025.