Musculação relacionada à performance competitiva do judoca paranaense
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.v2.n2.2000.p109Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre o treinamento com pesos e o desempenho competitivo de judocas do sexo masculino do Paraná. A amostra foi composta por 40 atletas, divididos em dois grupos: 20 praticantes de musculação e 20 não praticantes. Os dados foram coletados durante os Campeonatos Paranaenses e os Jogos Abertos do Paraná entre 1994 e 1997. Foram aplicados questionários e analisados os resultados das competições oficiais. O estudo revelou que os judocas que praticavam musculação obtiveram melhores resultados competitivos em comparação com os não praticantes. Os resultados sugerem que o treinamento com pesos influencia positivamente o desempenho atlético, particularmente quando equilibrado com sessões de treinamento específicas para judô.
Downloads
Referências
BARBANTI, Valdir J. Treinamento físico: bases científicas. São Paulo: CLR Baliero, 1988.
LASSERRE, Robert. Judô: manual prático. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1951.
PACE, Renato. Musculação, modelagem física e halterofilismo. São Paulo: Hemus, s/d.
SANTARÉM, José Maria. Musculação e saúde. Revista Sprint, Rio de Janeiro, set./out. 1988.
VARGAS, Angelo Luis. Em que o trabalho muscular poderá auxiliar a mulher na prática do Judô. Revista Sprint, Rio de Janeiro, jul./ago. 1993
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.