Comunicação e internet: os websites da dupla Gre-Nal

Autores

  • Taís Steffenello Ghisleni Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria
  • Viriato Surreaux Vargas Marchiori Sem Vinculo Institucional

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2008.v7.i12.p41

Palavras-chave:

Comunicação, Clubes de Futebol, Internet, Website.

Resumo

O avanço tecnológico aliado à globalização desencadeia uma série de mudanças que necessitam o acompanhamento constante de empresas e entidades que não desejam ficar para trás diante de sua concorrência e do mercado. Em clubes futebol a situação não é diferente e então, na busca por estabilidade financeira os clubes estão revendo seus conceitos de comunicação e abordagem ao público-alvo, apostando na tecnologia, interatividade, acessibilidade e demais benefícios que a internet pode oferecer a quem utiliza esse meio. Com isso, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, são protagonistas de duras batalhas dentro e fora de campo e ambos não admitem perder para o rival em quaisquer que sejam as atividades. Dentro deste contexto, o presente trabalho estuda os websites de cada Clube e busca entender as estratégias de comunicação e aproximação usadas pelos Clubes para com o seu maior patrimônio: o torcedor, destacando aspectos positivos e negativos de cada caso.

Downloads

Referências

ALBÉ, J. de F. O organizacional como estratégia de comunicação. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2007.

ÁVILA, B. Como criar utilizáveis. Artigo publicado em 03/07/2006. Disponível em: http://www.brunoavila.com.br/novo/artigos.php?idartigo=16. Acesso em: 02 mai. 2007.

ÁVILA, B. Melhore seu .. Disponível em: http://www.brunoavila.com.br. Acesso em: 02 mai. 2007.

BRUNER, R. E. Net results: o marketing eficaz na web. São Paulo: Quark Books, 1998.

CASTELLS, M. A galáxia internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

COUTINHO, L.; FERRAZ, J. C. Estudo da competitividade da indústria brasileira. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1994.

DENIRZO JR., P. Construindo estratégias vencedoras. Rio de Janeiro: Renovar, 1993.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

JANNER, J. do Grêmio FBPA. Questionário enviado via e-mail. Porto Alegre, 25/10/2007. Respondido a Viriato Vargas Marchiori.

KOTLER, P.; REIN, I.; SHIELDS, B. Marketing esportivo. São Paulo: Bookman, 2006.

KRUG, S. Não me faça pensar. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 1986.

MARTINS, Z. Propaganda é isso aí. São Paulo: Futura, 1999.

MELO NETO, F. P. de. Administração e marketing de clubes esportivos. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

OLIVEIRA, M. Internet é a ferramenta de relacionamento da vez. Disponível em: http://www.mundodomarketing.com.br/2006/ver_reportagens.asp?cod=267. Acesso em: 02 mai. 2007.

MONET, Revista. Internet: bola na rede. São Paulo, p. 57-59, outubro, 2007.

PINHO, J. B. Comunicação em Marketing. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2001.

PINHO, J. B. Publicidade e vendas na internet: técnicas e estratégias. São Paulo: Summus, 2000.

PINHO, J. B. Relações públicas na internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos e interesse. São Paulo: Summus, 2003.

POZZI, L. F. A grande jogada: teoria e prática de marketing esportivo. São Paulo: Globo, 1998.

ROSA, R. Seu site é interativo? Até onde ele pode ser mais? Disponível em: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/02/27/seu-site-e-interativo-pode-ser-mais. Acesso em: 02 mai. 2007.

REEDY, J.; SCHULLO, S.; ZIMMERMAN, K. Marketing eletrônico. Porto Alegre: Bookman, 2001.

SILVEIRA, F. do SC Internacinal. Assessoria de Comunicação, Estádio Beira Rio, Porto Alegre, 22/10/2007. Entrevista concedida a Viriato Vargas Marchiori.

TEN HAVEN, S. Modelos de Gestão: o que são e quando devem ser usados. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

VASSOS, T. Marketing estratégico na internet. São Paulo: Makron Books, 1997.

YIN, R. Estudo de caso e planejamento de métodos. Porto Alegre: Bookman, 1989.

Downloads

Publicado

10.03.2008

Como Citar

GHISLENI, T. S.; MARCHIORI, V. S. V. Comunicação e internet: os websites da dupla Gre-Nal. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 12, p. 41–54, 2008. DOI: 10.36453/cefe.2008.v7.i12.p41. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1796. Acesso em: 29 mar. 2025.