Comunicação e internet: os websites da dupla Gre-Nal
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2008.v7.i12.p41Palavras-chave:
Comunicação, Clubes de Futebol, Internet, Website.Resumo
O avanço tecnológico aliado à globalização desencadeia uma série de mudanças que necessitam o acompanhamento constante de empresas e entidades que não desejam ficar para trás diante de sua concorrência e do mercado. Em clubes futebol a situação não é diferente e então, na busca por estabilidade financeira os clubes estão revendo seus conceitos de comunicação e abordagem ao público-alvo, apostando na tecnologia, interatividade, acessibilidade e demais benefícios que a internet pode oferecer a quem utiliza esse meio. Com isso, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, são protagonistas de duras batalhas dentro e fora de campo e ambos não admitem perder para o rival em quaisquer que sejam as atividades. Dentro deste contexto, o presente trabalho estuda os websites de cada Clube e busca entender as estratégias de comunicação e aproximação usadas pelos Clubes para com o seu maior patrimônio: o torcedor, destacando aspectos positivos e negativos de cada caso.
Downloads
Referências
ALBÉ, J. de F. O organizacional como estratégia de comunicação. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2007.
ÁVILA, B. Como criar utilizáveis. Artigo publicado em 03/07/2006. Disponível em: http://www.brunoavila.com.br/novo/artigos.php?idartigo=16. Acesso em: 02 mai. 2007.
ÁVILA, B. Melhore seu .. Disponível em: http://www.brunoavila.com.br. Acesso em: 02 mai. 2007.
BRUNER, R. E. Net results: o marketing eficaz na web. São Paulo: Quark Books, 1998.
CASTELLS, M. A galáxia internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
COUTINHO, L.; FERRAZ, J. C. Estudo da competitividade da indústria brasileira. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1994.
DENIRZO JR., P. Construindo estratégias vencedoras. Rio de Janeiro: Renovar, 1993.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
JANNER, J. do Grêmio FBPA. Questionário enviado via e-mail. Porto Alegre, 25/10/2007. Respondido a Viriato Vargas Marchiori.
KOTLER, P.; REIN, I.; SHIELDS, B. Marketing esportivo. São Paulo: Bookman, 2006.
KRUG, S. Não me faça pensar. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 1986.
MARTINS, Z. Propaganda é isso aí. São Paulo: Futura, 1999.
MELO NETO, F. P. de. Administração e marketing de clubes esportivos. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
OLIVEIRA, M. Internet é a ferramenta de relacionamento da vez. Disponível em: http://www.mundodomarketing.com.br/2006/ver_reportagens.asp?cod=267. Acesso em: 02 mai. 2007.
MONET, Revista. Internet: bola na rede. São Paulo, p. 57-59, outubro, 2007.
PINHO, J. B. Comunicação em Marketing. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2001.
PINHO, J. B. Publicidade e vendas na internet: técnicas e estratégias. São Paulo: Summus, 2000.
PINHO, J. B. Relações públicas na internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos e interesse. São Paulo: Summus, 2003.
POZZI, L. F. A grande jogada: teoria e prática de marketing esportivo. São Paulo: Globo, 1998.
ROSA, R. Seu site é interativo? Até onde ele pode ser mais? Disponível em: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/02/27/seu-site-e-interativo-pode-ser-mais. Acesso em: 02 mai. 2007.
REEDY, J.; SCHULLO, S.; ZIMMERMAN, K. Marketing eletrônico. Porto Alegre: Bookman, 2001.
SILVEIRA, F. do SC Internacinal. Assessoria de Comunicação, Estádio Beira Rio, Porto Alegre, 22/10/2007. Entrevista concedida a Viriato Vargas Marchiori.
TEN HAVEN, S. Modelos de Gestão: o que são e quando devem ser usados. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
VASSOS, T. Marketing estratégico na internet. São Paulo: Makron Books, 1997.
YIN, R. Estudo de caso e planejamento de métodos. Porto Alegre: Bookman, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.