Qualidade de vida e educação física: conhecimento e intervenção crítica na sociedade de consumo

Autores

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí
  • Sidinei Pithan da Silva Faculdade Educacional de Pato Branco (FADEP), Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2008.v7.i12.p55

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Educação Física, Sociedade de Consumo.

Resumo

O presente texto discute e analisa a emergência do discurso sobre a “qualidade de vida” na sociedade contemporânea, destacando os desafios implicados nos âmbitos do conhecimento e intervenção em Educação Física. Investiga, num primeiro momento, os percursos históricos da noção de qualidade de vida na racionalidade ocidental. Num segundo momento, destaca este tema como um campo de disputa pela sua interpretação, pelo seu sentido, no âmbito da Educação Física (EF). E, num terceiro e último momento, busca pensar algumas formas de intervenção possíveis no âmbito da saúde e da qualidade de vida a partir da Educação Física Escolar. Emerge deste debate, uma possibilidade epistêmica de situar a Educação Física e compreender sua função na “sociedade de consumo”, bem como uma forma de encaminhar e construir uma perspectiva crítica de intervenção na Educação Física Escolar em relação ao tema da qualidade de vida.

Downloads

Referências

BOLTANSKY, L. As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

BOURDIEU, P. Gostos de classe e estilos de vida. In: BOURDIEU, P. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

GONÇALVES, A. Em busca do diálogo do controle social sobre o estilo de vida. In: VILARTA, R. (Org.). Qualidade de vida e políticas públicas: saúde, lazer e atividade física. Campinas: IPES Editorial, 2004.

PALMA, A. Educação Física, Corpo e Saúde: uma reflexão sobre outros “modos de olhar”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, 2001.

SCHNEIDER, P. Universidade. In: GONZALEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. Ijuí: UNIJUÍ, 2005.

SERRES, M. Diálogo sobre a ciência, a cultura e o tempo: conversas com Bruno Latour. Lisboa: Instituto Piaget, s/d.

TUGENDHAT, E. Antropologia como filosofia primeira. In: POMMER, A.; FRAGA, P. D.; SCHNEIDER, P. R. (Orgs.). Filosofia e crítica: Festschrift dos 50 anos do curso de Filosofia da UNIJUÍ. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2007.

VILELA JÚNIOR, G. B.; VILARTA, R. Inclusão digital, cidadania e construção do conhecimento para a qualidade de vida. In: VILARTA, R. (Org.). Qualidade de vida e políticas públicas: saúde, lazer e atividade física. Campinas: IPES Editorial, 2004.

WHITE, S. K. Razão, justiça e modernidade: a obra recente de Jürgen Habermas. São Paulo: Ícone, 1995.

Downloads

Publicado

10.03.2008

Como Citar

FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, S. P. da. Qualidade de vida e educação física: conhecimento e intervenção crítica na sociedade de consumo. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 12, p. 55–58, 2008. DOI: 10.36453/cefe.2008.v7.i12.p55. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1797. Acesso em: 29 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão