Jogos recreativos infantis de toledo: uma experiência cooperativa

Autores

  • Inácio Brandl Neto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Francieli Hein Secretaria da Educação (SME), Toledo

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2008.v7.i12.p67

Palavras-chave:

Jogos, Criança, Cooperação, Inclusão.

Resumo

Este texto retrata experiências realizadas na cidade de Toledo (PR), em relação a atividades em forma de festival oferecidas a todas as crianças que freqüentavam as séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas e centros municipais de educação infantil. Alguns dos objetivos foram: promover um período com atividades físico-recreativas, que contemplem todas as crianças que estudam nas escolas e centros municipais de educação infantil de Toledo; participar de diferentes atividades corporais, adotando uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho, razões sociais ou físicas; possibilitar atividades lúdicas recreativas de forma cooperativa; oportunizar experiências motoras variadas. A metodologia aplicada para o desenvolvimento do festival foi a participativa, em que todas as crianças tinham oportunidade de brincar em várias estações. Em avaliações posteriores, a proposta foi aprovada pela grande maioria das escolas e centros municipais de educação infantil, destacando-se a idéia da inclusão e da cooperação realizada nas atividades, já que em versões anteriores prevaleciam brincadeiras e jogos competitivos em que poucas crianças (as melhores) participavam.

Downloads

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. MEC, Brasília, 1998.

BROTTO, F. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2002.

BROTTO, F. Jogos cooperativos. Santos: Re-Novada (Projeto Cooperação), 2001.

DARIDO, S. C. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n. 1, supl., p. 5-25, 2001.

DARIDO, S. C. et al. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 2001.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

TAVARES, O. Apostila: um salto para o futuro. Ministério da Educação e Desporto, 1994.

WADSWORTH, B. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

Downloads

Publicado

10.03.2008

Como Citar

BRANDL NETO, I.; HEIN, F. Jogos recreativos infantis de toledo: uma experiência cooperativa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 12, p. 67–72, 2008. DOI: 10.36453/cefe.2008.v7.i12.p67. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1799. Acesso em: 29 mar. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência