Jogos recreativos infantis de toledo: uma experiência cooperativa
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2008.v7.i12.p67Palavras-chave:
Jogos, Criança, Cooperação, Inclusão.Resumo
Este texto retrata experiências realizadas na cidade de Toledo (PR), em relação a atividades em forma de festival oferecidas a todas as crianças que freqüentavam as séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas e centros municipais de educação infantil. Alguns dos objetivos foram: promover um período com atividades físico-recreativas, que contemplem todas as crianças que estudam nas escolas e centros municipais de educação infantil de Toledo; participar de diferentes atividades corporais, adotando uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho, razões sociais ou físicas; possibilitar atividades lúdicas recreativas de forma cooperativa; oportunizar experiências motoras variadas. A metodologia aplicada para o desenvolvimento do festival foi a participativa, em que todas as crianças tinham oportunidade de brincar em várias estações. Em avaliações posteriores, a proposta foi aprovada pela grande maioria das escolas e centros municipais de educação infantil, destacando-se a idéia da inclusão e da cooperação realizada nas atividades, já que em versões anteriores prevaleciam brincadeiras e jogos competitivos em que poucas crianças (as melhores) participavam.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. MEC, Brasília, 1998.
BROTTO, F. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2002.
BROTTO, F. Jogos cooperativos. Santos: Re-Novada (Projeto Cooperação), 2001.
DARIDO, S. C. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n. 1, supl., p. 5-25, 2001.
DARIDO, S. C. et al. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 2001.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TAVARES, O. Apostila: um salto para o futuro. Ministério da Educação e Desporto, 1994.
WADSWORTH, B. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.