Avaliação do ensino-aprendizagem em educação física

Autores

  • Idette Arantes Altmann Sem Vinculo Institucional
  • Luís Sérgio Peres Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i1.p89

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino-Aprendizagem, Educação Física.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de avaliação do ensino-aprendizagem em Educação Física, verificando seu significado e buscando novas referências para conduzir metodologicamente esse processo. Realizou-se um estudo bibliográfico sobre fatores que influenciam a avaliação, como as tendências da Educação Física brasileira, a concepção de Educação Física escolar e o próprio processo avaliativo. Concluiu-se que a avaliação tem sido frequentemente entendida como um requisito burocrático ou como ferramenta para selecionar alunos para competições e apresentações, frequentemente limitando-se à presença do aluno ou à execução de gestos técnicos. Contudo, uma abordagem mais participativa e integrada ao projeto pedagógico da escola pode considerar as implicações pedagógicas, políticas e sociais da avaliação. Isso inclui aspectos de conhecimento, habilidades, atitudes e conduta social, enfatizando que alunos e professores compartilham responsabilidades no processo avaliativo.

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Publicado

01.01.2000

Como Citar

ALTMANN, I. A.; PERES, L. S. Avaliação do ensino-aprendizagem em educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 3, n. 1, p. 89–104, 2000. DOI: 10.36453/cefe.2001.v3.i1.p89. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1819. Acesso em: 29 mar. 2025.