Luta marajoara e memória: práticas "esquecidas" na educação física escolar em Soure-Marajó

Autores

  • Carlos Afonso Ferreira dos Santos Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém
  • Rogério Gonçalves de Freitas Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p57

Palavras-chave:

Luta marajoara, Memória, Educação Física

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir memória e esquecimento sobre o trato com o conhecimento da luta marajoara no contexto das aulas de Educação Física no município de Soure-Marajó. Realizou-se pesquisa de campo com nove professores atuantes em escolas desse município. Utilizou-se questionário semiestruturado para entrevistas com professores da disciplina Educação Física e fez-se análise de conteúdo como método para analisar dados obtidos. Os resultados revelaram que a maioria dos docentes não trata o conhecimento da luta marajoara em suas aulas. Todavia, a constatação não seguiu a linha de culpabilização didática dos professores, mas colocou acento em ordem maior como questões relativas à memória social, ao esquecimento histórico e à alienação do trabalho. Conclui-se a importância de resgatar culturalmente a luta Marajoara como conhecimento local e global para florescer seu valor heurístico no trato pedagógico nas aulas de Educação Física.   

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Biografia do Autor

Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém

Graduando do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará – UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica – GPRAPE/EAUFPA.

Rogério Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém

Doutor em sociologia pela Università degli Studi di Napoli Federico II- Itália (2015). Mestre em sociologia pela Universidade Federal do Pará (2010) e especialista em docência do Ensino Superior pela mesma instituição (2008). 

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Publicado

05.06.2018

Como Citar

SANTOS, C. A. F. dos; FREITAS, R. G. de. Luta marajoara e memória: práticas "esquecidas" na educação física escolar em Soure-Marajó. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 57–67, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p57. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19262. Acesso em: 12 dez. 2024.