Luta marajoara e memória: práticas "esquecidas" na educação física escolar em Soure-Marajó
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p57Palavras-chave:
Luta marajoara, Memória, Educação FísicaResumo
Este artigo tem por objetivo discutir memória e esquecimento sobre o trato com o conhecimento da luta marajoara no contexto das aulas de Educação Física no município de Soure-Marajó. Realizou-se pesquisa de campo com nove professores atuantes em escolas desse município. Utilizou-se questionário semiestruturado para entrevistas com professores da disciplina Educação Física e fez-se análise de conteúdo como método para analisar dados obtidos. Os resultados revelaram que a maioria dos docentes não trata o conhecimento da luta marajoara em suas aulas. Todavia, a constatação não seguiu a linha de culpabilização didática dos professores, mas colocou acento em ordem maior como questões relativas à memória social, ao esquecimento histórico e à alienação do trabalho. Conclui-se a importância de resgatar culturalmente a luta Marajoara como conhecimento local e global para florescer seu valor heurístico no trato pedagógico nas aulas de Educação Física.
Downloads
Referências
ACCURSO, A. S. Capoeira: um instrumento de educação popular. Porto Alegre: Edição Independente, 1995.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 229 p.
BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25-31, jun. 1999.
BRAGADA, J. Galhofa: luta tradicional de Portugal. Amadora: Editora Leya Portugal (edição digital), 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016.
CAMPOS, H. Capoeira na escola. Salvador: Presscolor, 1990.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE WRESTLING. Estilos olímpicos. Disponível em: <http://cbw.org.br/modalidades/estilos-olimpicos/>. Acesso em: 28 maio 2018.
CRUZ, M. E. M. Marajó: essa imensidão de ilha. São Paulo: M.E.M. Cruz, 1987.
DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Revista Fluminense de Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n. 1, p. 5-25, 2001.
DEL VECCHIO, F. B.; FRANCHINI, E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da educação física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. (Org.). Formação profissional em Educação Física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006. p. 99-108.
ESPARTERO, J. Aproximación histórico-conceptual a los deportes de lucha. In: VILLAMÓN, M. (Org.). Introducción al judo. Barcelona: Hispano Europea, 1999. p. 23-54.
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.
FREITAS. F. M. C. Judô: ética e educação: em busca dos princípios perdidos. Vitória: EDUFES, 2007. 316 p.
GARGANTA, J. Para uma Teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Eds.). O ensino dos jogos desportivos. 2. ed. Porto: Universidade do Porto, 1995.
GOMES, M. S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
GONÇALVES, A. V. L.; SILVA, M. R. S. Artes marciais e lutas: uma análise da produção de saberes no campo discursivo da educação física brasileira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 657-671, jul./set. 2013.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Laurent León Schaffter. São Paulo: Vértice, 1990.
HENARES, D. A. Deportes de lucha. 1. ed. Barcelona, Espanha: Inde Publicaciones, 2000.
IPHAN. Inventário Nacional de Referências Culturais: Dossiê das Festividades de São Sebastião na Mesorregião do Marajó. Belém: IPHAN, 2010.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
LANÇANOVA, J. E. S. Lutas na Educação Física Escolar: alternativas pedagógicas. 2006. 70 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade da Região da Campanha, Alegrete, 2006. Disponível em: <https://sites.google.com/site/lutasescolar/lutas_na_educ_fis_escolar.pdf>. Acesso em: 28 maio 2018.
LOPES, R. G. B.; KERR, T. O. O ensino das lutas na Educação Física escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 262-279, set. 2015.
MEDINA, J. P. S. A educação física cuida do corpo e... “mente”. 14. ed. Campinas: Papirus, 1996.
NAKAMOTO, H. O. Luta: elementos para uma compreensão sistêmica. Monografia (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: Acesso em: 28 maio 2018.
NASCIMENTO, P. R. B. Organização e trato pedagógico do conteúdo de lutas na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, ano 20, n. 31, p. 36-49, dez. 2008.
NASCIMENTO, P. R. B.; ALMEIDA, L. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 03, p. 91-110, set./dez. 2007.
PACHECO, A. S. As Áfricas nos Marajós: visões, fugas e redes de contatos. In: SCHAAN, D. P.; MARTINS, C. P. (Orgs.). Muito além dos campos: arqueologia e história na Amazônia Marajoara. 1. ed. Belém: Gknoronha, 2010. p. 33-71.
PARATUR. Ministério do Turismo. Resumo Executivo do Polo Marajó – PA. Belém: Empresa Expansão Gestão em Educação e Eventos, 2009. 46 p.
POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
RICCI, M. Cabanagem, cidadania e identidade revolucionária: o problema do patriotismo na Amazônia entre 1835 e 1840. Tempo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 5-30, 2007.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. A produção científica em pedagogia do esporte: análise de alguns periódicos nacionais. Conexões, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-32, 2011.
______. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 283-300, abr./jun. 2012.
SALLES, V. O negro na formação da sociedade paraense: textos reunidos. Belém: Paka-Tatu, 2004.
SANTOS JUNIOR, C. L. A formação de professores em Educação Física: a mediação dos parâmetros teórico-metodológicos. 2005. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.
TRUSZ, R. A.; NUNES, A. V. A evolução dos esportes de combate no currículo do Curso de Educação Física da UFRGS. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 01, p.179-204, jan./abril. 2007.
VALA, J. Análise de Conteúdo. In: SANTOS SILVA, A.; PINTO, J. M. (Orgs.). Metodologia em Ciências Sociais. 13. ed. Porto Alegre: Afrontamento, 2005. p. 101-128.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.