Prática como componente curricular na formação inicial do bacharel em educação física

Autores

  • Hani Zehdi Amine Awad Universidade Estadual de Maringá (UEMO Centro Universitário FAG
  • Graciele Stolarski Centro Universitário de Maringá (UniCesumar)
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p23

Palavras-chave:

Formação inicial, Bacharelado, Educação Física.

Resumo

Introdução: As Práticas como Componente Curricular (PCC) no curso de bacharelado em Educação Física procuram aproximar o acadêmico da dimensão teórico-prática para fortalecer a sua formação acadêmica, sendo vivenciada nos diferentes contextos profissionais em que poderá vir a atuar. Objetivo: Este estudo objetivou analisar as contribuições que a Prática como Componente Curricular (PCC) promove para a formação acadêmico/profissional do bacharel em Educação Física. Métodos: Caracteriza-se como pesquisa qualitativa do tipo analítica descritiva. A amostra foi composta de 24 acadêmicos do último período de bacharelado em Educação Física de uma Instituição Pública e outros 54 de Instituição Privada do Estado do Paraná. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com duas questões abertas. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011), sendo categorizados e apresentados em forma de quadros. Resultados: Os resultados da Instituição Pública e Instituição Privada destacaram contribuições positivas, sobretudo: a) as potencialidades da formação acadêmica; b) ampliação das capacidades na formação profissional; c) estímulo da capacidade de cooperação para a composição de equipes. Enquanto as não contribuições assinalam que a PCC de algumas disciplinas não estão ocorrendo conforme o proposto em seu Projeto Politico Pedagógico, configurando ausência de planejamento e do envolvimento de alguns docentes na organização do processo da PCC, situação em que parte dos bacharéis acaba não identificando o sentido profissional da PCC ora pelas características superficiais apresentadas no processo formativo, ora por dificuldade pessoal de se adequar ao sistema. Conclusão: Conclui-se que essas limitações implicam processos formativos típicos para os bacharéis que vivenciam a Prática como componente curricular ao longo do curso.

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Biografia do Autor

Hani Zehdi Amine Awad, Universidade Estadual de Maringá (UEMO Centro Universitário FAG

Doutorando em Educação Física

Docente de Educação Física do Centro Universitário FAG

Graciele Stolarski, Centro Universitário de Maringá (UniCesumar)

Mestre em Promoção da Saúde (UniCesumar)

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação Física

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL

Referências

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Publicado

06.05.2019

Como Citar

AWAD, H. Z. A.; STOLARSKI, G.; BOTH, J. Prática como componente curricular na formação inicial do bacharel em educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 23–33, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p23. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21795. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional

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