Formação de professores de educação física para o trabalho junto de alunos com deficiência: contribuições do ensino, pesquisa e extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p255

Palavras-chave:

formação inicial, educação física, pessoa com deficiência.

Resumo

Objetivo: o presente ensaio teve como objetivo dissertar sobre o tripé “ensino, pesquisa e extensão” no que refere às ações desenvolvidas pelas Universidades para a formação inicial de professores de Educação Física no trabalho junto de pessoas com deficiência. Métodos: os procedimentos metodológicos firmaram-se em um ensaio baseando-se nas principais literaturas disponíveis nas bases de dados do Google Acadêmico e Scielo, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva interessada em descobrir e observar fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los. Resultados: contatou-se que a disciplina que tem como foco o trabalho junto de pessoas com deficiência integra-se nas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física a partir de diferentes denominações, porém os professores que ministram tais disciplinas ainda não encontraram uma fórmula adequada para simular vivências práticas para alunos. Quanto aos projetos de extensão e pesquisa, evidenciou-se recentemente a ausência de apoio das Instituições de Ensino Superior e parcerias com entidades específicas que atuam no atendimento de pessoas com deficiência, bem como, a necessidade de um olhar mais atento às pesquisas relacionadas ao aluno com deficiência na Educação Física. Conclusão: por meio do ensino e pesquisa a universidade torna-se mais forte ao saber ensinar e comprovar de seus conhecimentos. A extensão universitária vem para somar e reproduzir na prática tudo aquilo que já foi visto, cabe a todos, docentes e discentes, fazer parte do tripé de sua universidade.

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Publicado

31.05.2019

Como Citar

LOTTERMANN, A. L. F.; WALTER, L. W.; HARNISCH, G. S.; BORELLA, D. R. Formação de professores de educação física para o trabalho junto de alunos com deficiência: contribuições do ensino, pesquisa e extensão. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 255–263, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p255. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22020. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional