Produção de conhecimento vinculada a formação de professores de Educação Física para atuação junto de pessoas com deficiência: contribuições do Unigepafa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p105

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de professores, Pessoas com deficiência

Resumo

INTRODUÇÃO: A produção e difusão do conhecimento científico sobre formação de professores tem sido alvo de constante atenção de pesquisadores no âmbito nacional e internacional, principalmente no que tange ao trabalho junto de alunos com algum tipo de deficiência. OBJETIVO: Identificar a produção de conhecimento bem como as contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (Unigepafa) acerca da formação de professores para atuações com pessoas com algum tipo de deficiência. MÉTODOS: Realizou-se um relato de experiência. A distribuição da produção científica cujo foco foi Formação de Professores, revelou que das 88 produções (total), 34 (38,36%) foram com esta temática. RESULTADOS: Os resultados apontaram as seguintes principais fragilidades: 1) na formação inicial: a disciplina específica não contribuiu com a formação; a disciplina específica com insuficiência de experiências com pessoas com algum tipo de deficiência; ausência de interlocução da disciplina específica com demais disciplinas do curso; escassa oferta de projetos de extensão. 2) na formação continuada: professores relatam participar esporadicamente em cursos para este fim; outros não possuem cursos algum para este fim; professores apontam os motivos para não realizarem formação continuada com este fim: desinteresse, distância dos locais de oferta, disponibilidade, situação financeira. CONCLUSÃO: Evidenciamos que o Unigepafa apresentou um volume de produções significativas centradas na formação de professores ao longo de dez anos. Em suma, as pesquisas apontaram fragilidades no processo de formação inicial e continuada de professores de Educação Física, o que indica a necessidade de fomento e incentivos à pesquisa neste campo, de modo que a universidade seja o elo com a sociedade capaz de articular o conhecimento teórico com as praxis pedagógica em contextos reais, obtidos por meio de cursos de curta ou longa duração, rodas de conversa e eventos científicos.

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Biografia do Autor

Douglas Roberto Borella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor e Mestre em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Especialista em Psicopedagogia (IBPEX) e Educação Especial (IBPEX). Graduado em Educação Física (UNIOESTE). Professor associado do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora e Mestra em Educação Especial (FEF/UNICAMP). Especialista em Educação Física Escolar (UNINTER). Licenciada em Educação Física (UNIOESTE). Professora colaboradora do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Jalusa Andreia Storch Diaz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação Física (FEF/UNICAMP). Mestre em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Especialista em Terapia Manual e Postural (CESUMAR). Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional (IBRATE). Bacharel em Educação Física (UNIOESTE). Bacharel em Fisioterapia (UNIPAR). Docente do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, regional de Catalão (RCC/UFG).

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Publicado

20.02.2020

Como Citar

BORELLA, D. R.; HARNISCH, G. S.; DIAZ, J. A. S. Produção de conhecimento vinculada a formação de professores de Educação Física para atuação junto de pessoas com deficiência: contribuições do Unigepafa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 105–111, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p105. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23955. Acesso em: 18 abr. 2024.