Programa “DT-Tênis 60+”: uma proposta de sistematização para o aprendizado do tênis e prevenção de quedas de idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p115
Agências de fomento
Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Tênis, Envelhecimento, Funções Executivas, Quedas.

Resumo

OBJETIVO: Apresentar a proposta para sistematização do programa de treinamento “DT-Tênis 60+” específico para o aprendizado dos fundamentos do Tênis e prevenção de queda de idosos.
MÉTODOS: Estudo qualitativo descritivo, que revisou a literatura sobre os temas envelhecimento humano e quedas, a metodologia Play and Stay, sugerida para o ensino do tênis e a metodologia Dual Task, adequada para o planejamento de exercícios à prevenção de quedas de idosos.
RESULTADOS: Foram apresentadas duas ilustrações sobre a base conceitual da proposta “DT-Tênis 60+”, além de um modelo estrutural sobre as fases da aula, contendo organização dos conteúdos, sequência das atividades e tempo de duração. O texto encerra com imagens sobre materiais didáticos a serem utilizado na aula, seguido por exercícios práticos para adaptação do aluno com a raquete e o ensino da técnica forehand.
CONCLUSÃO: O princípio metodológico da proposta de treinamento “DT-Tênis 60+” pode ser adotado por profissionais da área do tênis em suas práticas diárias com a população idosa para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, bem como, à redução do risco de quedas.

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Publicado

21.07.2020

Como Citar

JUCHEM, L.; NASCIMENTO, M. de M. Programa “DT-Tênis 60+”: uma proposta de sistematização para o aprendizado do tênis e prevenção de quedas de idosos. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 115–122, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p115. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24380. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Esportes de Raquete